Steven Spielberg e George Lucas previram uma catástrofe e o estado do cinema atual sugere que eles estavam certos
De Indiana Jones a Transformers, passando por Marvel e DC: um blockbuster após o outro fracassa nas bilheterias. Isso é exatamente o que Steven Spielberg e George Lucas previram há 10 anos.
Em Hollywood, provavelmente ninguém sabe mais sobre blockbusters do que Steven Spielberg e George Lucas. Com seu trabalho, os cineastas moldaram o cinema blockbuster. Seja Tubarão (1975, Spielberg) ou Star Wars (1977, Lucas): Na época, o público literalmente fazia fila em quarteirões inteiros para assistir aos dois filmes.
Há dez anos, Spielberg e Lucas se atreveram a olhar para o futuro e fizeram uma previsão sombria: a implosão do cinema blockbuster. Vários filmes seriam feitos com orçamentos de três dígitos de milhões. No final, porém, apenas alguns teriam sucesso nas bilheterias. O restante seria um fracasso, eles temiam.
Com o atual verão cinematográfico, a profecia deles parece estar se tornando realidade. A menos que um estúdio tenha um filme de evento à la Top Gun: Maverick ou Avatar: O Caminho da Água em preparação, o sucesso de um blockbuster é tudo menos certo - mesmo que seja baseado em uma marca popular como Marvel ou DC. Mas o que exatamente Spielberg e Lucas disseram?
Se Steven Spielberg e George Lucas estiverem certos, só teremos Avatar em algum momento
Como observa o The Hollywood Reporter, Spielberg analisou com precisão a atual crise do cinema de sucesso de bilheteria em 2013.
Em algum momento, haverá uma implosão [...] em que três ou quatro ou talvez até meia dúzia desses filmes de mega orçamento cairão no chão, e isso mudará todo o paradigma.
Junto com isso, disse Spielberg, o preço do ingresso de cinema mudaria: US$ 25 para o filme do evento…