Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Super Drags: Pediatras pedem cancelamento da animação brasileira da Netflix

A alegação é que a série (feita para adultos) seria prejudicial ao público infantil.

19 jul 2018 - 20h39
Compartilhar
Exibir comentários

A animação brasileira Super Drags, protagonizadas por super-heroínas drag queens, ainda não chegou ao catálogo da Netflix mas já gerou polêmica. De acordo com informações do UOL, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu comunicado oficial repudiando a produção e pedindo o cancelamento da mesma, alegando que o seriado - produzido para espectadores adultos - seria prejudicial para o público infantil.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

"A SBP respeita a diversidade e defende a liberdade de expressão e artística no País, no entanto, alerta para os riscos de se utilizar uma linguagem iminentemente infantil para discutir tópicos próprios do mundo adulto, o que exige maior capacidade cognitiva e de elaboração por parte dos espectadores", declarou o conselho de pediatras. A Netflix, por sua vez, se defendeu, reiterando que Super Drags é uma animação voltada para o público adulto e que a mesma não estará disponível em seus catálogos infantis - além disso, a plataforma ainda dispõe de controle parental que pode limitar o acesso de certos conteúdos quando ativado.

Tirem as crianças da sala! 10 animações para adultos

De fato, Super Drags não é a primeira produção do tipo realizada pela empresa de streaming. Uma das séries mais prestigiadas da Netflix é a aclamada BoJack Horseman, que também faz uso das técnicas de animação para narrar a sombria história do personagem-título. Assim, por mais que tenha sido historicamente associado ao público infante, o mundo da animação é recheado de títulos que não são destinados às crianças.

A polêmica envolvendo Super Drags lembra, aliás, a revolta causada pela HBO com as exibições matutinas e vespertinas de Festa da Salsicha, animação para maiores de 18 anos. Apesar dos imbróglios envolvendo pais e agora pediatras, estas situações provam, uma vez mais, que as animações não precisam ter como norte o público infantil, como bem aponta o profundo compilado do AdoroCinema, Tirem as crianças da sala! 10 animações para adultos.

O controverso embate da vez pode dar sinais de um descompasso entre parcelas do público, mas também é um lembrete de que algumas das mais interessantes obras do cinema, por exemplo, são animações para adultos - tais como Túmulo dos Vagalumes, O Fantasma do Futuro, Valsa com Bashir e Ilha de Cachorros (já em cartaz no Brasil), entre inúmeros outros.

AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra