Cannes barra mulheres com salto não muito alto, diz revista
Muitas foram impedidas de entrar, pois seus sapatos não eram altos o suficiente
O Festival de Cannes não seria o mesmo se não fossem as polêmicas criadas, sendo a mais recente a altura dos saltos dos sapatos femininos que passaram pelo tapete vermelho nas sessões de gala do festival francês.
A revista Screen revela em sua edição desta terça-feira (19) que no tapete vermelho do sábado - pelo filme Carol, com Cate Blanchett - várias mulheres foram proibidas de passar porque seus sapatos não eram suficientemente altos. Contudo, fontes do festival garantiram à Agência Efe que as normas de Cannes "não têm qualquer menção à altura dos saltos nem para as mulheres nem para os homens". "As regras não mudaram ao longo dos anos", ou seja, smoking e vestido formal.
De qualquer forma, e para evitar que o problema se repita, "eles lembraram as regras à equipe de segurança" do festival.
A discussão foi parte, inclusive, da principal entrevista coletiva de hoje no festival, a do filme Sicario, do canadense Denis Villeneuve, protagonizado por Benicio del Toro, Josh Brolin e Emily Blunt. Na opinião da atriz britânica, "todo mundo deveria usar sapatos baixos".
"Deveríamos evitar os saltos sempre, mas essa é a minha opinião. É muito decepcionante escutar coisas desse tipo ainda hoje. As mulheres não são objetos", disse ela, que confessou preferir os sapatos esportivos.
Sobre o que irá calçar esta noite em Cannes, Blunt afirmou que o salto não será muito alto porque seu vestido é muito longo e eles quase não serão vistos. Ao seu lado, Denis Villeneuve acrescentou: "Como forma de protesto, Benicio, Josh e eu iremos com salto agulha", provocando uma gargalhada da atriz.