The Last of Us: Por que Ellie é imune ao cordyceps? Último episódio tem revelação bombástica
O episódio final da primeira temporada de The Last of Us revelou mais detalhes sobre a imunidade da protagonista Ellie (Bella Ramsey) ao cordyceps.
The Last of Us chegou ao final de sua primeira temporada exibida pela HBO e HBO Max, onde acompanhamos ao longo de novo episódios a jornada de sobrevivência dos protagonistas Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) neste universo pós-apocalíptico. Ao longo da história descobrimos que Ellie é imune à infecção por cordyceps - e, após diversas teorias, finalmente a série revelou o motivo para isso em seu último episódio.
Os eventos de The Last of Us se passam vinte anos após a destruição da civilização moderna pela infecção de fungos cordyceps. Joel, um sobrevivente durão que vive de contrabandos, é contratado para levar Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva - com a esperança de que ela ajude na cura pela sua imunidade. O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal e dolorosa, pois ambos devem atravessar os Estados Unidos e depender um do outro para sobreviver.
Por que Ellie é imune ao cordyceps em The Last of Us?
O episódio final da primeira temporada de The Last of Us confirmou o motivo para Ellie ser imune à infecção por cordyceps, diferentemente dos demais personagens da série.
Isso começa logo no início do episódio, com um flashback onde conhecemos ninguém menos que a mãe de Ellie, Anna (Ashley Johnson), que aparece grávida fugindo de um infectado. ela entra em trabalho de parto e é mordida antes do nascimento da bebê. Desta forma, parte da infecção da mãe teria passado para a filha antes do cordão umbilical ser cortado pela Marlene (Merle Dandridge), o que resultou na imunidade de Ellie.
Por sinal, isso é melhor explicado mais tarde quando Joel e Ellie chegam no hospital dos Vagalumes, para realizar uma operação que poderia encontrar a cura para o cordyceps com base em sua imunidade. Marlene revela para Joel que eles realizaram exames nela e entenderam melhor toda a situação: "Nosso médico acha que o cordyceps em Ellie cresceu com ela desde o nascimento. Ele produz uma espécie de mensageiro químico. Faz cordyceps normais pensarem que ela é cordyceps. É por isso que ela é imune", conta.
O problema é que essa situação exigiria uma medida drástica para Ellie levando em conta que o cordyceps assume o controle do cérebro da pessoa, como Marlene explica. "Ele vai removê-lo dela, multiplicar as células em um laboratório, produzir aqueles mensageiros químicos... e então podemos dar para todos. Ele acha que pode ser uma cura, Joel". O desfecho disso você confere no episódio nove de The Last of Us, "Procure a Luz".
Neil Druckmann, criador dos jogos e responsável pela série, comentou sobre a imunidade de Ellie em entrevista ao THR, afirmando que essa ainda não é uma resposta concluída. "Ele sugere e fornece algumas teorias sobre por que Ellie é imune, embora não respondamos a isso de forma conclusiva. Mas eu acho que mais importante do que isso, é construir o relacionamento entre Marlene e Anna, de modo que quando você chega ao fim e colocamos Marlene contra Joel, eles têm seus próprios termos filosóficos opostos sobre como os fins justificam os meios, sabendo o quão próxima ela era de Anna. E o último desejo de Anna era 'cuidar da minha filha', acho que dá mais peso e talvez mais tragédia ao sacrifício de Marlene que ela está tentando fazer para o bem da humanidade".
Todos os episódios da primeira temporada de The Last of Us estão disponíveis no catálogo da HBO Max. Lembrando que a série já foi renovada para uma segunda temporada.