Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Thor: Ragnarok alavanca em quase 1000% as vendas de canção do Led Zeppelin

Como diz Robert Plant: "Ah-ah, aaaaah!"

21 nov 2017 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o primeiro trailer de Thor: Ragnarok foi lançado em abril deste ano, um dos grandes destaques foi a trilha sonora. A prévia do filme sobre o Deus do Trovão foi embalada pela energia pulsante da clássica faixa "Immigrant Song", sucesso do catálogo do Led Zeppelin. Além de tocar no vídeo promocional, a música também foi utilizada em duas cenas de pancadaria no filme, o que faz muito sentido, considerando a luta que é convencer os integrantes da pioneira banda de hard rock britânica a autorizar o uso de suas obras em longas-metragens.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

De qualquer forma, o resultado foi bom para ambas as partes. De acordo com dados da revista Billboard, "Immigrant Song" teve um acréscimo de 977% em suas vendas digitais e atualmente ocupa, pela segunda semana consecutiva, o primeiro lugar no ranking Hard Rock Digital Song Sales. Graças ao aumento da procura pela faixa de abertura do álbum Led Zeppelin III (1970), a canção lançada há quase cinco décadas também figura no sexto lugar da parada Hot Rock Songs da Billboard, atrás de artistas como Imagine Dragons e Portugal. The Man.

Composta por Jimmy Page e Robert Plant, a canção tem uma letra que faz alusões à mitologia nórdica. Além do urro inconfundível de Plant na abertura, do riff incandescente de Page e da levada precisa do baterista John Bonham, a faixa traz versos como "O martelo dos deuses guiarão nossos barcos a novo reino" e "Valhalla, eu estou chegando".

"Ah-ah, ah!": Hulk (Mark Ruffalo) em Thor: Ragnarok.

O diretor Taika Waititi passou todo o processo de pré-produção e produção sem saber se poderia utilizar a canção em Thor: Ragnarok, pois as negociações entre o diretor musical do filme, Dave Jordan, e a banda levaram bastante tempo. "Quando nós editamos o trailer e mostramos para o Led Zep, eles entenderam o quão perfeita a canção era para este personagem", contou Waititi em entrevista para o jornal Business Insider em entrevista concedida no início deste mês.

Cameron Crowe precisou usar sua proximidade com os músicos (que conhecia desde quando era jornalista da revista Rolling Stone) para conseguir a permissão para usar "Kashmir" em Picardias Estudantis. Richard Linklater fez Jack Black gravar um vídeo no qual implora para a banda para usar "Immigrant Song" em Escola de Rock. Adam McKay chegou a pedir para sua equipe ir atrás de Jimmy Page em um pub no inteiror da Inglaterra para conseguir um acordo para usar "When the Levee Breaks" em A Grande Aposta.

No caso da Marvel Studios, o poder econômico de uma empresa como a The Walt Disney Company também teve uma influência fundamental para conseguir o aval das lendas do rock. "Eu sinto que se você quer agradá-los com a ideia de usar a música deles em um filme, você tem que ter o dinheiro", disse Waititi. "Não negocie. Faça logo uma boa oferta", contou o cineasta. "Vale a pena!"

AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra