Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Time's Up diz que "o Globo não é mais de Ouro"

Organização não ficou satisfeita com as declarações genéricas feitas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood

1 mar 2021 - 03h10
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A organização Time's Up não ficou satisfeita com as declarações genéricas feitas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) a respeito da falta de inclusão de membros negros em sua organização.

Foto: Instagram/Time's Up / Pipoca Moderna

A entidade civil, que surgiu após as denúncias de abuso sexual de Hollywood com o objetivo de advogar por maior representatividade feminina e racial nos locais de trabalho dos EUA, esteve à frente dos protestos nas redes sociais contra a falta de representatividade da HFPA, que resultou na ausência de longas sobre a experiência negra da disputa de Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro 2021.

Durante a transmissão do prêmio na noite de domingo (28/2), os líderes da HFPA comprometeram-se desajeitadamente a melhorar sua representatividade, sem fornecer muitos detalhes sobre que reformas aconteceriam.

"Reconhecemos que temos nosso próprio trabalho a fazer", disse a vice-presidente da Associação, Helen Hoehne, ao subir no palco. "Assim como no cinema e na televisão, a representação negra é vital. Devemos ter jornalistas negros em nossa organização". E o presidente do grupo, Ali Sar, acrescentou que "esperamos um futuro mais inclusivo", fazendo uma declaração genérica sem o menor senso de urgência.

Após esse discurso, Tina Tchen, presidente da Time's Up, enviou duas cartas abertas à imprensa, uma endereçada à NBCUniversal, dona da rede NBC, que transmite o Globo de Ouro, e outra aos representantes da HFPA que apareceram durante a cerimônia do prêmio.

"Três anos atrás, a Time's Up deu início a um movimento no Globo de Ouro. Comprometendo-se a trabalhar com aliados em todo o país - em todo o mundo - exigimos locais de trabalho livres de assédio sexual e exigimos que instituições afetadas pela desigualdade abram suas portas e criem maiores oportunidades para todos. Estamos à sua porta agora para discutir seu local de trabalho", diz Tchen na carta à HFPA.

"Sim, a falta de representação diversa em seus membros é significativa e uma vergonha por si só", ela continua. "No entanto, é apenas uma das muitas preocupações de inclusão e respeito documentadas pelo Los Angeles Times, New York Times e na maioria dos jornais que cobrem o setor. Vocês estão cientes de todas as alegações".

O texto segue: "As declarações do HFPA hoje à noite e nos últimos dias indicam uma falta fundamental de compreensão da profundidade dos problemas em questão. Sua versão declarada de mudança é cosmética - encontrar pessoas negras. Isso não é uma solução."

"Os problemas com a HFPA não podem ser resolvidos simplesmente pela busca por novos membros que atendam aos seus critérios de adesão autodeclarada. Esse critério reflete uma falta fundamental de compreensão dos problemas em questão. A mudança só ocorre a partir da consciência de problemas culturais maiores, bem como de um compromisso de longo prazo com a mudança sistêmica. A filiação a uma associação privada pequena e exclusiva geralmente não merece uma preocupação tão ampla. No entanto, é inquestionável que a premiação do HFPA tem um impacto descomunal na indústria do entretenimento e, por extensão, em nossa cultura geral", conclui a primeira carta.

Na mensagem enviada à NBCUniversal, Tchen disse: "Grande parte da credibilidade do Globo de Ouro vem de sua afiliação com sua rede. A NBCUniversal tem grande interesse em corrigir esses problemas. Fazer isso é consistente com o compromisso de seu presidente, Brian Roberts, de que 'a empresa tentará desempenhar um papel integral na condução de reformas duradouras'.

A carta prossegue dizendo: "Reconhecemos a importância do Globo de Ouro para a temporada de premiações, mas isso não garante uma isenção da falta de obrigação com os padrões éticos que a indústria está adotando. Ao contrário, torna-se mais que uma obrigação. Instamos a NBCUniversal a liderar esse esforço. Nós da Time's Up estamos prontos para trabalhar por mudanças reais. O Globo não é mais de Ouro. É hora de agir. "

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade