Historiadora detona 'Gladiador 2' e Ridley Scott repete polêmica de 'Napoleão'
Gladiador 2 estreia em 14 de novembro nos cinemas brasileiros, filme de Ridley Scott estrelado por Paul Mescal.
Depois de muita espera, Gladiador 2 finalmente está chegando, sequência de Ridley Scott para o clássico Gladiador (2000) com Paul Mescal protagonista. O filme ainda nem estreou nos cinemas, mas já está causando polêmica entre os historiadores.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
Gladiador 2 foi considerado uma "total besteira de Hollywood" pela Dra. Shadi Bartsch, professora de clássicos da Universidade de Chicago que escreveu vários livros sobre a Roma antiga (via The Hollywood Reporter). A especialista se refere às imprecisões históricas no filme, como a cena em que o Coliseu está inundado e cheio de tubarões.
"Não acho que os romanos soubessem o que era um tubarão", explica Shadi Bartsch, apesar de batalhas navais realmente terem ocorrido no Coliseu de Roma.
Não é a primeira vez que um filme de Ridley Scott causa polêmica pela sua falta de precisão história. Isso aconteceu também com Napoleão (2023) e, na época, o diretor respondeu às críticas de um historiador, mandando ele "arrumar o que fazer".
Anos após testemunhar a morte do herói Maximus (Russell Crowe) pelas mãos de seu tio (Joaquin Phoenix), Lucius (Paul Mescal) enfrenta um novo desafio: forçado a entrar no Coliseu, ele deve lutar pela sobrevivência e pela honra de Roma. Depois de ter sua casa tomada pelos imperadores tirânicos que governam com punho de ferro, Lucius precisa reencontrar a força e a coragem que o inspiraram na juventude. Admirador da jornada de Maximus, Lucius busca seguir seus passos para restaurar a gl…