Trump critica Oscar de melhor filme para 'Parasita'
Presidente também não poupou o ator Brad Pitt em seu discurso
Em um comício de campanha em Colorado Springs, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o filme sul-coreano Parasita, que venceu quatro prêmios na última edição do Oscar.
"Quão ruim foi o Oscar este ano? E o vencedor é ... um filme da Coreia do Sul! O que foi isso? Temos problemas suficientes com a Coreia do Sul com relação ao comércio. Além disso, dão a eles o melhor filme do ano. Foi bom? Eu não sei. Vamos voltar com E o Vento Levou e Crepúsculo dos Deuses, por favor? Tantos filmes excelentes", disse o republicano.
Na cerimônia do Oscar, realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles, Parasita faturou os prêmios de melhor filme, melhor filme internacional, melhor roteiro original e melhor direção, que foi para Bong Joon-ho.
Logo após as críticas de Trump, o estúdio Neon, que distribuiu o Parasita nos Estados Unidos, respondeu o presidente no Twitter.
"É compreensível, ele [Trump] nem sabe ler", escreveu o estúdio.
Em seu discurso, Trump também criticou o ator Brad Pitt, que conquistou a estatueta de melhor ator coadjuvante pelo seu papel no filme Era uma Vez...en Hollywood. No Oscar, após ter rebido o prêmio, o astro disse que teve mais tempo para falar - 45 segundos - do que o ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton durante o julgamento de impeachment do presidente norte-americano no Senado.
"E então você tem Brad Pitt. Eu nunca fui um grande fã dele. Levantou, fez uma. Ele é um cara pouco inteligente", afirmou Trump.