Um Completo Desconhecido: A cena mais marcante da cinebiografia estrelada por Timothée Chalamet nunca aconteceu na vida real
Timothée Chalamet pode levar seu primeiro Oscar por interpretar Bob Dylan nas telas.
Com Timothée Chalamet na pele do cantor Bob Dylan, Um Completo Desconhecido é um dos principais concorrentes ao Oscar 2025, estando indicado a oito categorias. O longa-metragem de James Mangold segue o padrão dos últimos anos da predileção da Academia pelas cinebiografias, como aconteceu com Elvis e Bohemian Rhapsody.
Esse gênero retrata e dramatiza a vida de personalidades célebres, mas como toda adaptação cinematográfica, os acontecimentos costumam ser modificados para que se encaixem melhor nos arcos narrativos do roteiro. A Complete Unknown não é uma exceção, já que nem tudo que o filme mostra tem uma precisão histórica exata.
Um dos momentos centrais da trama, e também da trajetória de Bob Dylan, é o show do músico no Newport Folk Festival, que aconteceu em 1965. No filme, vemos Chalamet performando a canção "The Times They Are A-Changin" para uma multidão, enquanto sua namorada Sylvie (Elle Fanning) assiste. Depois, ele canta um dueto com a cantora Joan Baez (Monica Barbaro), com quem ele se envolveu romanticamente.
Nada disso aconteceu na vida real. O festival foi um marco importante da carreira de Dylan, mas ele não cantou essa canção e Sylvie não estava presente no evento naquele ano. Baez também não dividiu a apresentação com Bob, mas sim com o músico britânico Donovan.
Apesar dessas incompatibilidades, as cenas no Newport Folk Festival são importantes para retratar o momento de virada pessoal, profissional e política de Bob Dylan no filme…