Um dos melhores filmes de 2023 no streaming: 158 minutos de pesadelo psicológico com um monstro que te desafia
Psicodrama com a magistral Cate Blanchett impressiona como um estudo sobre o abuso de poder.
Após 17 anos, o diretor de Pecados Íntimos, Todd Field, lançou seu longa-metragem Tár em 2023. A longa espera valeu a pena, pois a mistura de drama, suspense psicológico e viagem de terror acabou em muitas listas de melhores filmes do ano - e uma crítica de 4 estrelas aqui no AdoroCinema.
Se você perdeu o excelente desempenho de atuação de Cate Blanchett em um estudo desafiador sobre abuso de poder, o culto a gênios e os mecanismos da cultura do cancelamento, uma boa notícia: você pode assistir Tár na assinatura premium do Globoplay ou Prime Video.
Esta é a trama de Tár
Na obra de Field, Blanchett interpreta a brilhante maestrina e compositora Lydia Tár, que dirige a Orquestra Filarmônica de Berlim e é, às vezes, temida por aqueles que a rodeiam. O filme acaba levantando alegações específicas de abuso sexual e de poder contra Tár, ligadas a uma tragédia em torno de um de seus ex-alunos.
Ao longo de duas horas e meia, o filme de Field gira em torno de sua ambivalente personagem-título, que Blanchett encarna brilhantemente como um monstro poderoso em algum lugar entre a inteligência afiada e uma diva de sangue frio, gerando discussões sobre a separação entre arte e artista.
Mas Tár é menos cerebral do que sugerem os temas complexos do roteiro de Field. Além da atuação hipnótica de Cate, o filme também é um drama perturbador que espalh…
No streaming: Esta obra-prima injustiçada é um dos melhores romances da última década