Um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos teve a cena mais famosa filmada com 122 câmeras
Matrix, de 1999, é um dos maiores clássicos da ficção científica e a cena bullet time estrelada por Keanu Reeves ficou marcada na história de Hollywood.
Matrix (1999) não é apenas um excelente filme de ficção científica, Lana Wachowski e Lilly Wachowski tiveram um papel fundamental na história do cinema com a chamada cena "bullet time". Se olharmos para o cinema blockbuster moderno, não há como contornar Matrix. O filme estrelado por Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss emocionou os espectadores com cenas de ação de tirar o fôlego, uma história engenhosa e muito estilo.
Na época de seu lançamento, Matrix parecia um filme que nunca havia sido visto na tela grande. Um momento que ocorre no final é decisivo para isso: Neo desvia das balas de um oponente em câmera lenta enquanto a câmera o circunda em um movimento fluido.
Obra-prima da ficção científica Matrix: Como foi filmada a cena bullet time com Keanu Reeves?
A chamada cena bullet time em Matrix fez história e popularizou a técnica que já havia sido mostrada anteriormente no filme Perdidos no Espaço (1998). Nesta cena em questão, a câmera gira em torno de um objeto ou pessoa enquanto o tempo parece congelado. Mas como Lana Wachowski e Lilly Wachowski conseguiram realizar o efeito em Matrix?
Como resume uma publicação do Film School Rejects, 122 câmeras foram usadas para definir a cena bullet time. Estas foram instaladas em um dispositivo circular em um estúdio em frente a um pano de fundo de tela verde e foram acionados muito rapidamente um após o outro com um atraso de tempo. Você pode conferir imagens dos bastidores abaixo:
Essa cena bullet time consiste, portanto, em inúmeras imagens individuais que foram reunidas no computador. Essa abordagem permite que os cineastas diminuam ou acelerem a cena em questão. Por fim, a sequência de imagens pode até ser reproduzida na ordem inversa ou interrompida completamente. Nós, como espectadores, temos a ilusão do movimento dinâmico da câmera, o que nos leva de volta aos fundamentos do cinema. Na década de 1870, o fotógrafo britânico Eadweard Muybridge tentou capturar movimentos rápidos com imagens estáticas, como o cavalo galopando em The Horse in Motion (1878).
Matrix se passa em um futuro próximo e segue Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro e é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima da Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar esse sistema e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.