Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Um Tira da Pesada 4', com Eddie Murphy, rejeita computação gráfica para transmitir 'sensação do perigo'

Longa que retoma franquia de sucesso de comédia e ação já está disponível na Netflix.

3 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
'Um Tira da Pesada 4: Axel Foley', com Eddie Murphy
'Um Tira da Pesada 4: Axel Foley', com Eddie Murphy
Foto: Netflix/Divulgação

"Um Tira da Pesada" está de volta depois de um hiato de 30 anos. A franquia que fez sucesso nos anos 80 e 90 agora chega para um novo público na era do streaming, trazendo para a nova década o que fez da franquia um sucesso: o elenco e muito carisma.

Na trama de "Um Tira da Pesada 4: Axel Foley", já disponível na Netflix, Eddie Murphy volta a interpretar o policial Axel Foley, de novo em Beverly Hills. Depois que a vida de sua filha (Taylour Paige) é ameaçada, os dois se unem a um novo parceiro (Joseph Gordon-Levitt) e aos antigos companheiros Billy Rosewood (Judge Reinhold) e John Taggart (John Ashton) para acabar com uma conspiração.

Encarregado da missão de dirigir o filme, o australiano Mark Molloy diz que usou os filmes originais como referência. "Quando nos reunimos pela primeira vez, eu disse ao Jerry (Bruckheimer, produtor) que estava impressionado, porque o roteiro deixava bem claro que era um filme da franquia Um Tira da Pesada. Eu falei: 'Quero voltar à fonte, fazer uma comédia de ação tipo os filmes dos anos 1980 que todo mundo adorava'.", declarou.

"Mas também queria fazer um filme moderno, contemporâneo e, ao mesmo tempo, com um toque de nostalgia, que lembrasse não só algumas obras, mas toda essa era do cinema. Eram filmes realistas, honestos e até um pouco ousados, e eu queria fazer algo desse tipo, com personagens exuberantes e marcantes. Eu disse que queria gravar todas as cenas de ação com as câmeras, sem computação gráfica, para transmitir a sensação de perigo."

Mark Molloy, diretor de "Um Tira da Pesada 4".

Para o diretor, trabalhar com Murphy foi como realizar um sonho. "Eddie costuma ser elogiado pelas comédias, mas ele é capaz de interpretar qualquer tipo de papel. O filme tem algumas cenas emocionantes, e a forma como ele encarou esses momentos foi realmente impressionante", declarou, completando que ficou feliz por reunir alguns membros dos filmes originais.

"O bom desses personagens é que todos esses anos também passaram para eles. Então, é divertido imaginar onde eles estão, o que aconteceu com eles, com os relacionamentos deles e como eles reagem ao Axel agora. Era um terreno fértil."

'Um Tira da Pesada 4: Axel Foley', com Eddie Murphy
'Um Tira da Pesada 4: Axel Foley', com Eddie Murphy
Foto: Netflix/Divulgação

Eddie Murphy além das comédias

Murphy começou a carreira como comediante stand-up ainda em meados da década de 1970, mas ascendeu à fama em 1980, quando começou a fazer esquetes para o Saturday Night Live, e permaneceu no elenco regular até 1984. Enquanto isso, sua carreira como astro do cinema também deslanchava. Filmes como "48 Horas" (1982), "Trocando as Bolas" (1983) e "Um Tira da Pesada" (1984) abriram caminho para ele se estabelecer como um astro do cinema.

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, foram inúmeros sucessos de Murphy, considerado um dos grandes comediantes da história. "Um Príncipe em Nova York" (1988), "Os Donos da Noite" (1989), "O Professor Aloprado" (1996) e "Dr. Dolittle" (1997) estão entre os filmes que marcaram sua carreira. 

Como ator de voz, ele está eternizado como dois personagens icônicos de animações. Em "Mulan" (1998), clássico da Disney, ele dubla o dragão chinês Mushu. Já nos filmes de "Shrek", ele é a voz original do Burro, que vai ganhar um spin-off revelado pelo próprio Murphy

Nas últimas décadas, com um franco declínio das comédias familiares com as quais Eddie fez fama, sua carreira ficou relativamente estagnada. Embora não tivesse parado de atuar, sua carreira fica restrita a participações especiais e filmes menores, como "Roubo nas Alturas" (2011), "As Mil Palavras" (2012) e "Mr. Church" (2016), antes do retorno à ativa que veio com a assinatura de um acordo de produção com a Netflix.

Em 2019, Murphy produziu e protagonizou "Meu Nome é Dolemite", biografia do cineasta Rudy Ray Moore, mais conhecido por ter vivido o personagem Dolemite em seus shows de stand-up e filmes da blaxploitation. Em 2021, lançou a continuação "Um Príncipe em Nova York 2", no Prime Video, e o sucesso de público serviu como justificativa para recuperar outro de seus personagens icônicos em "Um Tira da Pesada 4".

Agora, Murphy parece ter reencontrado seu público nas plataformas de streaming. Em 2021, ele assinou um acordo de produção com o Amazon Studios, e alguns projetos já estão em desenvolvimento. Além disso, o ator também já confirmou que a Netflix já começou a trabalhar em "Um Tira da Pesada 5", antes mesmo de ouvir a resposta do público sobre o quarto filme.

Animou para assistir? "Um Tira da Pesada 4: Axel Foley" já está disponível na Netflix. 

Elite, The Bear e mais: Estreias nos streamings em julho de 2024 Elite, The Bear e mais: Estreias nos streamings em julho de 2024

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade