Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uma das melhores séries de fantasia da última década: Com um twist engenhoso na premissa de Harry Potter, produção finalmente está no streaming

Depois de um bom tempo longe das plataformas, The Magicians está disponível no Globoplay.

7 abr 2023 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

O filho escolhido, escolas de magia, aventuras em mundos de fantasia... já conhecemos muito bem esse gênero, tanto em sua versão literária quanto nas telas. Mas, o que aconteceria se o escolhido fosse um egocêntrico? Ou se a magia fosse tão arbitrária quanto a própria vida? Depois de muito tempo ausente do streaming, finalmente é possível assistir The Magicians no Globoplay.

Foto: SyFy / Adoro Cinema

Fillory e além

Quentin é um jovem taciturno que passou a vida inteira sonhando com Fillory, o fantástico mundo dos livros escritos por Christopher Plover. Seus desejos parecem se tornar realidade quando ele descobre que a magia existe e tem a oportunidade de entrar em Brakebills, uma universidade mágica. Mas a realidade não é tão perfeita quanto ele pensava e quem brinca com fogo acaba se queimando.

The Magicians é uma série criada por John McNamara e Sera Gamble (You), baseada na trilogia de mesmo nome do autor Lev Grossman. Começou a ser exibida em 2015 no canal SyFy e foi concluída em 2020 com cinco temporadas.

Foto: Adoro Cinema

Entrar na energia da série pode ser um pouco difícil porque não é de imediato que simpatizamos com seus personagens, por vezes a antítese do que se espera de heróis de fantasia: rabugentos, egoístas, frustrados e cheios de falhas.

Isto é, precisamente, um movimento consciente da história quando se permite abordar tópicos do gênero fantasia de maneira diferente. Mais do que uma versão dark de Harry Potter, a série propõe um olhar cinza sobre sua história e veremos como o maior problema de seus protagonistas não é a magia e sim lidar com eles mesmos.

Temos o melhor exemplo em Quentin, que encaixa perfeitamente no estereótipo do escolhido: um introvertido mas sonhador, convencido de que "é especial" e de que possui habilidades que o colocam acima dos demais. Acredita que por isso a vida lhe reserva "um grande destino" e no final só consegue ficar permanentemente insatisfeito.

Além disso, a série não para por aí e consegue evoluir para um coquetel explosivo de gêneros. A história aprende a potencializar suas virtudes e, além dessa parte mais sombria, apresenta muitos momentos de humor negro e até absurdo, inúmeras referências lúdicas a títulos do gênero fantástico e uma mitologia própria simplesmente única.

Os personagens não se prendem a ser antipáticos e pronto: vão evoluindo ao longo das temporadas, tornando-se mais complexos e fazendo-nos gostar deles por serem como são. Outro ponto forte da série é que ela é bastante expansiva e novos personagens vão sendo adicionados, cada um com suas peculiaridades e momento certo de destaque.

A ficção consegue um equilíbrio surpreendente na sua mistura de tons e na exploração dos diferentes mundos e criaturas fantásticas que apresenta, dando origem a momentos sombrios mas também a cenas que fazem rir mais do que uma vez. Algo nada fácil e que poucas séries conseguiram sem que a trama saísse do controle (como em True Blood).

Poupando comparações, The Magicians é um herdeiro digno de Buffy, a Caça-Vampiros, ao qual presta homenagem ao permitir-se brincar com as possibilidades do gênero e, especificamente, com um dos elementos recorrentes entre as temporadas: os capítulos musicais.

É difícil imaginar um elenco diferente para carregar essa história nas costas: Jason Ralph (O Ano Mais Violento), Stella Maeve (Gossip Girl), Hale Appleman (Teeth), Olivia Taylor Dudley (Vou Morrer Amanhã), Summer Bishil (O Mistério de Silver Lake), Arjun Gupta (Nurse Jackie), Jade Tailor (First Degree Murder) e muito mais.

Como adaptação, a série consegue encontrar sua própria voz e transcender os romances de Grossman. Aproveita os pontos fortes do romance (mitologia, ponto de partida, personagens...) e expande seu universo para alcançar lugares novos e inesperados.

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade