Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você é fã ou hater de Nicolas Cage? O segredo do ator que divide tantas opiniões

Aos 60 anos, ator é um dos mais polêmicos de seu tempo.

27 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Nicolas Cage é um daqueles astros que, sem dúvida, gera muitos debates. Aos 60 anos, o ator tem em seu currículo algumas obras invejáveis, que dividem espaço com outras que são genuinamente constrangedoras. É verdade que ele tem um talento ímpar, mas muitos questionam o que levaria um ator do porte dele a ingressar em filmes de qualidade tão duvidosa quanto "Motoqueiro Fantasma", "Perigo em Bangkok" e "Caça às Bruxas".

Ao mesmo tempo, é consenso que mesmo em personagens e filmes medianos, Cage se destaca pela entrega aos personagens e atuação cativante. Diante disso, surge a pergunta: por que Nicolas Cage é um ator que divide tanto as opiniões?

Artista de sangue

Nicolas Cage em O Homem dos Sonhos
Nicolas Cage em O Homem dos Sonhos
Foto: Redação Entre Telas

Indicado ao Oscar de melhor ator duas vezes, em 1996 por 'Despedida em Las Vegas' e em 2003 por 'Adaptação', Cage venceu o prêmio na primeira indicação. Antes disso, ele já vinha em uma carreira em ascensão, que viu seu auge sobretudo nos anos 1980 e no início da década seguinte. Até então, ele tinha poucos deslizes em um currículo majoritariamente composto por títulos de sucesso.

Tudo isso, no entanto, não começou como um conto de fadas. Cage é sobrinho de Francis Ford Coppola, e se encaixa na terceira geração de astros da família. Após o seu primeiro papel no cinema, em 'Picardias Estudantis' (1982), ele decidiu abandonar o sobrenome tão reconhecido por um artístico, para que sua carreira não ficasse para sempre atrelada ao peso da família, e sim que o mérito fosse dele próprio. 

A carreira versátil e o gosto por obras que desafiem o que o público pode pensar sobre ele é antigo, mas as coisas tomaram um rumo inesperado nas décadas mais recentes, quando as escolhas de filmes de Nicolas Cage começaram a ficar estranhas demais até para os padrões dele.

Dívidas levaram Nicolas Cage a criar reputação ruim

O gosto excêntrico de Cage fez com que ele acumulasse muitas propriedades ao longo dos anos. Entre castelos, mansões e até uma ilha, tudo isso se converteu em dívidas quando o mercado imobiliário estadunidense entrou em colapso. O acúmulo de propriedades, uma solução encontrada por ele para contornar sua desconfiança do mercado de ações e do sistema bancário, virou um problema enorme.

Devendo milhões de dólares para a Receita Federal após ter torrado mais de US$ 150 milhões de sua fortuna, Cage decidiu que iria aceitar qualquer papel que cruzasse seu caminho, para evitar decretar falência. Foi por essa razão que ele acabou protagonizando uma leva de filmes ridicularizados pela crítica e pelo público.

De Tom Hanks a Denzel Washington: Veja como foram as estreias de grandes astros do cinema De Tom Hanks a Denzel Washington: Veja como foram as estreias de grandes astros do cinema

Mesmo assim, o ator já garantiu em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS, que sempre levou os papéis a sério. "Eles sabem que eu não estou ali só para zoar, e que eu me importo todas as vezes."

Ao jornal The New York Times, ele contou que não sente vergonha de ter aceitado tais projetos. "Não posso entrar em detalhes sobre porcentagem, mas o dinheiro é um fator e eu não tenho motivo algum para não ser direto quanto a isso", revelou em 2019. "Em alguns momentos, o dinheiro conta mais que em outros. E eu preciso sentir que sou capaz de entregar algo divertido de se assistir. Mas, sim, não é segredo que cometi erros no passado e que eles precisaram ser consertados."

"Erros financeiros aconteceram quando o mercado imobiliário implodiu. A parcela do Leão de tudo o que eu ganhei foi erradicada. Mas eu nunca decretei falência."

A Renascença de Nicolas Cage

Nicolas Cage interpreta professor universitário que começa a aparecer em sonhos no mundo inteiro no filme O Homem dos Sonhos
Nicolas Cage interpreta professor universitário que começa a aparecer em sonhos no mundo inteiro no filme O Homem dos Sonhos
Foto: Redação Entre Telas

Nos anos recentes, a carreira de Nicolas Cage tem passado por uma espécie de renascimento, e o ator tem emplacado projetos que são ao mesmo tempo irreverentes e capazes de exaltar seu talento. Filmes como 'PIG: A Vingança', 'O Peso do Talento' e 'O Homem dos Sonhos', que chega hoje aos cinemas nacionais, são exemplos disso. 

"Estou em conflito, porque é mesmo uma renascença? Eu ainda abordo o material partindo do mesmo processo de sempre", confessou o ator ao Times. "Talvez seja mais uma redescoberta."

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade