Ex-ministro de Bolsonaro critica campanha de vacinação com Xuxa
O senador Ciro Nogueira afirmou que Xuxa é uma personalidade "do passado" e foi alvo de críticas nas redes sociais
Ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro (PL), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou a escolha da apresentadora e atriz Xuxa Meneghel como embaixadora da nova campanha de vacinação do Ministério da Saúde.
No Twitter, o político repostou a imagem da artista ao lado de Zé Gotinha e escreveu: "Um governo voltado para o passado chama ídolos do passado. Coerente".
Após a postagem, o senador foi alvo de várias críticas na rede social. "Já que as crianças não podem e nem vão andando sozinhas se vacinar, coerente uma campanha que atinja os pais das mesmas, né não, bonitão? Moderno mesmo é ser antivacina e ter doenças erradicadas voltando", escreveu a apresentadora Ana Paula Renault.
Um governo voltado para o passado chama ídolos do passado. Coerente. pic.twitter.com/88FEnAD95o
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) February 4, 2023
A cantora Zélia Duncan também o criticou: "Comentário burro, normal. Malvado, normal. Inútil, normal", disse ela. "Vocês foram um governo pautado pela morte. Uma profunda crueldade a maneira que lidaram com a pandemia", escreveu outro internauta.
Xuxa na campanha de vacinação
Xuxa foi anunciada como embaixadora da nova campanha de vacinação do Brasil na sexta-feira, 3. O objetivo é aumentar a imunização contra a covid-19 e outras doenças. O anúncio aconteceu num encontro entre ela, a primeira-dama Janja da Silva, a ministra da Saúde Nisia Trindade, a ministra do Turismo Daniela Carneiro e a ministra das Mulheres Cida Gonçalves, no Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz.
"Vem aí: superparceria pela saúde dos baixinhos e baixinhas!", anunciou Janja. "Em reunião nesta tarde, com as ministras Nísia Trindade, Daniela Carneiro [Turismo] e Cida Gonçalves [Mulheres], o Ministério da Saúde convidou a rainha Xuxa Meneghel para ser embaixadora da campanha de vacinação".
Xuxa também fez questão de publicar o registro em seu perfil do Instagram: "Xuxa foi convidada pela ministra Nísia, pra ser embaixadora da campanha de vacinação do Ministério da Saúde, que começa em fevereiro. Durante o encontro, além de falarem da importância da retomada da cobertura vacinal no Brasil, a primeira dama Janja Lula, a ministra do Turismo Daniela Carneiro e Cida Gonçalves também discutiram sobre futuras campanhas pra combater a violência de crianças e adolescentes!".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, em uma publicação nas redes sociais, o envolvimento de Xuxa na campanha de vacinação. "O Zé Gotinha voltou! Obrigado por aceitar o convite do Ministério do Saúde e Xuxa Meneghel. Teremos outra vez uma grande campanha de vacinação no país", disse Lula.
O Programa Nacional de Vacinação de 2023 é uma das prioridades do Governo Federal. O Ministério da Saúde visa recuperar as coberturas vacinais, após quedas sensíveis durante o governo Bolsonaro.