Fã de Taylor Swift: vídeo mostra reação de amigos após estudante ser esfaqueado
Gabriel foi esfaqueado em Copacabana; ele estava no Rio para o show da cantora norte-americana
O estudante Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, morreu esfaqueado no domingo, 23, no Rio de Janeiro. O rapaz estava na cidade para o show da cantora Taylor Swift. Vídeos obtidos pela Band e divulgados nesta terça-feira, 21, mostram momentos após a ação dos criminosos contra o rapaz.
Na madrugada de domingo, 19, um grupo de fãs de Taylor Swift andava pelas areias de Copacabana após um dia de passeio. Em determinado momento, eles foram abordados por ladrões, que esfaquearam Gabriel. Após o assalto, um dos amigos de Gabriel corre pela orla da praia em busca de ajuda.
Esse amigo parece erguer a mão diversas vezes e gritar por ajuda. Depois, o grupo de amigos é visto voltando correndo em direção ao mar – onde Gabriel estava. Outros dois fãs se aproximam de um homem sentado num banco e conversam, aparentemente pedem que ele ligue para a polícia.
Policiais a bordo de um quadriciclo da PM se aproximam. As vítimas indicam para a polícia a direção que os bandidos fugiram. Em seguida, aparece um carro da Guarda, os amigos então falam com os agentes.
🚨ATENÇÃO: Laudo aponta que Gabriel Mongenot, fã de Taylor Swift, levou 23 facadas no corpo até ser morto.
Câmera de segurança da Prefeitura do Rio de Janeiro registrou a fuga dos assaltantes, em Copacabana.
— CHOQUEI (@choquei) November 21, 2023
Momentos depois, todos do grupo acenam para alguém na outra pista da Avenida Atlântica. O vídeo então revela a chegada de autoridades. Um carro da Polícia Militar aparece nas câmeras e depois outro. Um deles abre o porta-mala e oferece às vítimas a chance de reconhecer o suspeito de cometer o latrocínio.
Em certo ponto, a câmera da Prefeitura do Rio aproxima e é possível ver os amigos se consolando sentados no meio-fio da ciclovia no calçadão de Copacabana. Minutos depois, chega uma ambulância. Os bombeiros descem e vão conversar com os policiais. No local, eles apenas confirmam a morte de Gabriel.
O que se sabe sobre a morte de Gabriel
De acordo com laudo da necropsia realizado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, o estudante levou 23 facadas. As autoridades prenderam um dos assaltantes. Primos da vítima, contaram ao jornal O Estado de S. Paulo que ele era de Mato Grosso do Sul, mas cursava engenharia aeroespacial em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Jonathan Batista Barbosa, autor das facadas, estava solto há poucas horas. Ele tinha sido detido por roubar 80 barras de chocolate de uma loja de departamentos, passou por audiência de custódia no sábado, 18, e foi solto. No domingo, 19, após o crime, ele foi encontrado por policiais na Praia de Botafogo.
O estudante é a segunda vítima sul-mato-grossense a morrer no Rio durante a turnê The Eras Tour, de Taylor Swift. Ana Clara Benevides, de 23 anos, veio a óbito após passar mal no primeiro show da cantora.