Famosos e políticos lamentam morte de Rita Lee: 'Brilhará eternamente'
Rainha do rock nacional, de 75 anos, morreu em São Paulo após lutar contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021
Artistas e políticos fizeram homenagens nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 9, lamentando a morte da cantora Rita Lee. A rainha do rock nacional, de 75 anos, lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.
Rita Lee foi uma das mulheres mais influentes do Brasil, e se tornou referência para quem, a partir de meados dos anos 1970, se interessava pelo rock, gênero pelo qual despontou no grupo Os Mutantes, e permanecendo de 1966 a 1972, lançando cinco discos com a banda. Em seus 39 anos de carreira, a artista gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas.
A confirmação da morte da cantora foi feita em seu perfil do Instagram. Nos comentários da postagem e também nas próprias redes sociais, dezenas de famosos e políticos lamentaram a partida da artista.
"Dia triste! Para sempre Rita! Obrigado por tudo!", escreveu Marcelo Serrado. "Nos deixou nessa manhã, a grandiosa @ritalee_oficial, o dia em que ninguém gostaria que chegasse infelizmente chegou, meus sentimentos aos familiares,amigos e fãs! Descanse em paz", lamentou Buchecha.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte da cantora e afirmou que ela foi uma artista a frente do seu tempo. "Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte", escreveu ele em um dos trechos do texto em que homenageou a rainha do rock.
Já a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) escreveu: "Que dia triste. Nossa rainha do rock Rita Lee nos deixou na madrugada desta terça. Aos 75 anos, Rita foi uma das maiores cantoras e compositoras da história da Música Popular Brasileira".
Em seguida, a política acrescentou: "Foi (e é) referência na luta pela independência e pela liberdade femininas. Defendeu sempre os direitos das mulheres, a democracia, a liberdade, sem jamais perder o bom humor e a inteligência raras. Uma grande perda para a cultura brasileira. Rita marcou gerações. Nossa solidariedade a Roberto de Carvalho e filhos, a familiares e amigos."
Confira a repercussão:
— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023Rita ajudou a transformar a…
A Rita Lee brigou tanto pelas mulheres e hoje podemos falar sobre feminismo porque muitas lá atrás lutaram contra muitos, obrigada Rita, vá em paz, que Deus abra os caminhos com muita luz, meus sinceros pesames a todos da familia e amigos.
— Valesca Popozuda 💋 🦃Popogirando (@ValescaOficial) May 9, 2023
Rita Lee foi a encarnação do rock brasileiro. Sua voz única, letras marcantes e estilo inconfundível representam um dos capítulos mais criativos da música brasileira. Ela parte deixando um vazio nos corações de seus fãs no mundo inteiro. pic.twitter.com/MFuYyxccDa
— Leila Barros (Leila do Vôlei) (@leiladovolei) May 9, 2023
estou em frangalhos. a Maior nos deixa hoje… que dia triste. Ritinha, te amarei para todo sempre! 💜
meus sentimentos à familia, aos amigos.
brilhará eternamente pra mim.
nunca haverá outra Rita Lee.
obrigada por existir!
— ⚡️PITTY⚡️ (@Pitty) May 9, 2023
Que dia triste. Que perda.
Rita Lee, rainha do rock brasileiro presente!
Descanse em paz! :coração_partido: pic.twitter.com/d99AXAZTBN
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 9, 2023