Famosos lamentam a morte do cartunista Ziraldo
Ziraldo morreu em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio
Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo. Ele é o criador de personagens como os de "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê". A informação foi confirmada pela família neste sábado (6). Ziraldo morreu dormindo, em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A nota oficial da assessoria do artista fala em 'causas naturais'.
O velório será às 10h deste domingo (7) na Associação Brasileira de Imprensa, no Centro. O sepultamento acontece às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.
Quem foi Ziraldo?
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG). Foi batizado com a junção dos nomes da mãe (Zizinha) e do pai (Geraldo). Assim, assinando apenas como Ziraldo, iniciou a carreira na Folha de S. Paulo em 1954, quando o jornal se chamava Folha da Manhã. Atuou em uma coluna dedicada ao humor.
Ganhou fama quando trabalhou nos veículos 'O Cruzeiro' e no 'Jornal do Brasil', entre 1957 e 1963. Nesta época, fez a faculdade de Direito. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.
Nas redes sociais, amigos, fãs e familiares lamentaram a morte.
Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão. Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo! pic.twitter.com/C3DS2jntSe
— Mauricio de Sousa (@mauriciodesousa) April 6, 2024
Que triste a gente se despedir do Ziraldo. Sinto que nossos heróis da infância estão indo embora 💔 Mas daqui a gente continua celebrando sua obra e agradecendo sua passagem. Descanse em paz 🙏🏻
Arte: Abner Dangelo pic.twitter.com/uLyvSSS5Un
— Regiane Alves (@RegianeAlves) April 6, 2024
O Brasil perdeu neste sábado, 6/4, um de seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país. Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira. O Menino Maluquinho, seu…
— Lula (@LulaOficial) April 6, 2024
Ziraldo partiu dormindo.
Como Hortêncio, o avô do Menino Maluquinho, no filme de 1995 do seu personagem mais famoso.
Partiu sereno, como sempre passou para as gerações de crianças que ele encantou. pic.twitter.com/bSgnC80eBV
— Luan Araujo (@luanaraujo90) April 6, 2024
Ver essa foto no Instagram