Filme israelense leva horror da guerra ao Festival de Cinema de Veneza
Apenas um mês antes do primeiro aniversário do ataque do Hamas a Israel e do início da guerra em Gaza, cineastas israelenses levaram os horrores do conflito para o Festival de Cinema de Veneza.
"Of Dogs And Men" foi filmado em um kibutz que foi alvo de militantes palestinos em outubro do ano passado, acompanhando uma adolescente que procura o cachorro que ela perdeu durante o ataque ao qual a própria sobreviveu dias antes.
Enfrentando as consequências do massacre em sua própria comunidade destruída, ela testemunha, à distância, a tragédia que se desenrola do outro lado da fronteira, em Gaza, enquanto as forças israelenses atacam o enclave costeiro.
Falando antes da estreia mundial do filme na sexta-feira, o diretor Dani Rosenberg rejeitou as sugestões de que talvez seja muito cedo para fazer um filme de ficção sobre o conflito que ainda está ocorrendo na Faixa de Gaza.
"Senti fortemente que era o momento certo para contar a história", disse ele à Reuters. "Acho que é nosso trabalho, como cineastas, abrir uma janela para a realidade para, talvez, permitir a entrada de um raio de humanidade."
No primeiro dia do festival, mais de 300 cineastas, atores, escritores e músicos publicaram uma carta condenando a inclusão de "Of Dogs And Men" e outro filme israelense, "Why War", dizendo que as produtoras israelenses são cúmplices da "opressão dos palestinos".
Rosenberg ignorou o pedido de boicote, dizendo que aqueles que assinaram a carta nem sequer viram seu filme.
"Em última análise, minha aspiração é que a guerra acabe e a aspiração deles também é que a guerra acabe, o que significa, nesse sentido, que compartilhamos o mesmo objetivo. Eu só não concordo com a maneira como eles promovem isso."
Embora a história seja fictícia, ela usa locais genuínos, diálogos improvisados e moradores da vida real. Apenas a personagem principal é interpretada por uma atriz - Ori Avinoam, de 18 anos.
"Foi uma experiência muito imersiva para todos nós porque somos uma equipe pequena, talvez umas sete pessoas", disse Avinoam. "É algo que eu não imaginava que poderia vivenciar tão jovem como atriz."
Embora Rosenberg e sua equipe tenham dito que ansiavam por um retorno à paz, eles não estavam iludidos que seu trabalho poderia, de alguma forma, ter um papel para alcançar esse objetivo.
"Não acho que, no curto prazo, o cinema possa provocar mudanças. Sabe, até mesmo 'Guernica', que talvez seja a obra de arte mais importante sobre os horrores da guerra, não mudou a situação na Espanha", disse, referindo-se à visão épica de Pablo Picasso sobre a guerra civil espanhola.
"Mas acho que, a longo prazo, ele deixará uma lembrança da terrível realidade em que nos encontrávamos", acrescentou.
"Of Dogs And Men" está sendo exibido na seção Horizons do festival de Veneza, que acontece paralelamente à competição principal. O festival termina no sábado.