Fomos enganados! Biógrafo revela o filho preferido da rainha
Durante décadas a imprensa e os súbitos de Elizabeth acreditaram que ela gostava mais de Andrew, o galã da família real
Estávamos equivocados esse tempo todo? É isso o que se conclui após ouvir o escritor Matthew Dennison, especializado na monarquia britânica. Após novas pesquisas, ele afirma que o filho favorito da rainha Elizabeth não é quem todo mundo acreditava saber.
Para os tabloides e a maioria dos biógrafos, o príncipe Andrew era o queridinho da monarca. Ele sempre foi o mais bonito, charmoso e destemido. Destaca-se dos dois irmãos mais velhos – o feioso e sensaborão Charles e a irascível Anne – e do mais novo, o desenxabido Edward.
“O príncipe Edward, visto por nós como um pouco irritante, sempre foi o favorito de seus pais”, afirma Dennison. Como assim? O caçula jamais teve destaque na família real por estar longe na linha sucessória ao trono e não ter papel relevante nas funções da realeza.
Ele só protagonizou manchetes na imprensa no período em que lutou contra a fama de gay na década de 1980. A especulação a respeito de sua sexualidade ganhou força após o príncipe abandonar o treinamento na Marinha, quebrando uma tradição do clã, para seguir a carreira de ator.
De acordo com o expert sobre a dinastia Windsor, essas atitudes ousadas do filho mais jovem fizeram Elizabeth e o marido, o príncipe Philip, darem atenção especial a ele. Sensível e amoroso com os pais, Edward teria assim se tornado o predileto.
Livros, matérias, documentários, filmes e séries como ‘The Crown’ (Netflix) mostraram a relação fria e conflituosa da rainha com seus herdeiros. Nunca foi uma mãe carinhosa. Os filhos passaram mais tempo com babás e em colégios internos do que com Elizabeth, atarefada com os compromissos reais.
Quando os mais velhos se casaram e deixaram o Palácio de Buckingham, Edward intensificou o convívio com os pais. Era tão paparicado que o príncipe Philip decidiu que, após sua morte, ele seria o filho a herdar o pomposo título Duque de Edimburgo.
O marido da rainha morreu aos 99 anos em março deste ano. Mas o que era certo ficou duvidoso. Segundo a mídia britânica, Charles estaria decidido a impedir a transferência da honraria por ciúme do irmão. Pobre Edward...
Enquanto seus três irmãos geraram muita dor de cabeça à soberana com sucessivos escândalos (traições, separações, gastos absurdos, declarações impróprias, indiscrições sexuais...), o caçula se mantém longe de confusão desde que se casou com a relações-públicas Sophie, com quem tem dois filhos. Aliás, a mais velha, Lady Luísa, é considerada por todos a neta preferida da rainha.