Diversão Free Jazz Notícias

Programação RJ
Programação SP
Galeria de Fotos
Promoções
Sites relacionados
Diversão
Exclusivo
Rádio terra
Notícias

Belle conquista público com afetividade e MPB

Sábado, 27 de outubro, 4h

Foto: Rogério Lorenzoni/TerraVeja fotos

Foi um "Belle Jazz Festival" nesta Sexta em São Paulo. Mesmo quem não era fã do grupo escocês no Main Stage com lotação de quatro mil pessoas teve de se render ao "Olá, como está? Gosto de estar contigo" do vocalista Stuart Murdoch, que segurava com cuidado seu dicionário "Portuguese-English". Ao contrário da fama de misteriosos, o Belle & Sebastian mostrou a cara no Free Jazz, fazendo um show dos mais animados do evento nos últimos dois anos.

Com uma abordagem anti-estrela, chegaram no palco despojados, ainda afinando instrumentos, enquanto o público gritava e pulava extasiado com a presença dos ídolos. Murdoch vestia uma camiseta dos Smiths, carimbando as expectativas de muitos que os comparam com a banda oitentista de Morrissey. Mas era curioso notar como muitos dos espectadores não sabia sequer o nome do loirinho simpático que disse em certa altura do show: "Sonhei contigo. Eu preciso... Fica está noite comigo?". Outra vez o dicionário funcionando.

O esforço sincero para conquistar a audiência teve uma retribuição calorosa. Logo no início da primeira música, o cantor desceu do palco e foi até a platéia. Em seguida, puxou a jovem estudante de 20 anos Heidi Martins para baixo das luzes vermelhas para cantar com o Belle. A garota tremeu, dançou e até tentou cantar uma música com Murdoch, sempre simpático e cordial com ela. "I’m sorry", disse ela em inglês. O público adorou. O vocalista chegou a pegar uma câmera de vídeo e registrar os fãs a sua frente no telão. Para completar a sedução com o povo brasileiro, cantaram Baby, de Caetano Veloso, e Minha Menina, de Jorge Benjor, levada à fama pelos Mutantes.

Sem depressão

Bom, aí até que não gostava do som simples, retrô e ingênuo dos dez músicos no palco do Free Jazz acabou admitindo que "tava legal". O Belle & Sebastian subiu para o show por volta da 1 hora da madrugada. Trouxeram um cravo no palco, violinos e violas, flautas, teclados antigos, violões, ou seja, um folk escocês alegre, o que até surpreendeu alguns que imaginavam um certo tom depressivo no som. O despojamento era tanto que chegaram a errar o início de Simple Things, parar, voltar e começar de novo, sobre aplausos dos fãs, que naquela altura da partida estava adorando tudo que vinha do Belle.

Entre as músicas mais festejadas da noite estiveram Sleep the Clock Around, do disco The Boy With the Arab Strap, de 1998. Fizeram parte do repertório da noite em São Paulo as músicas I Know Where the Summer Goes, Wandering Alone e Jonathan David, entre outras em quase uma hora e meia de show. O culto da banda é um fenômeno que pode ser explicado pela singeleza de seu som. O fato de se darem, ao vivo, tão bem com o público também prova que a simpatia é um ingrediente do sucesso do Belle, que terá vida longa e descobrirá que ser estrela pop no mundo não é fácil.

Ricardo Ivanov / Redação Terra

Mais notícias
 
Compras
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade