Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Garth Hudson morre aos 87 anos; agora, todos da The Band já se foram

Organista, saxofonista e acordeonista faleceu em asilo de Woodstock, Nova York, onde residiu em seus últimos anos

22 jan 2025 - 10h07
Compartilhar
Exibir comentários
Garth Hudson com a The Band em 1974
Garth Hudson com a The Band em 1974
Foto: Michael Putland / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Na última terça-feira (21), o ciclo da The Band se encerrou por completo. O último integrante de sua formação clássica e mais duradoura, Garth Hudson, nos deixou aos 87 anos.

A causa do óbito do multi-instrumentista canadense não foi divulgada. Todavia, de acordo com comunicado (via Toronto Star), o artista "faleceu pacificamente enquanto dormia" pela manhã em um asilo em Woodstock, Nova York, Estados Unidos.

Sabe-se que Hudson morava na casa de repouso há alguns anos. Em 2013, após 7 anos sem pagar aluguel, ele foi despejado de sua casa na cidade de Kingston. Seus pertences foram vendidos em uma liquidação de garagem, incluindo itens de sua carreira musical. Sua esposa, Maud, com quem foi casado por mais de quatro décadas, faleceu em 2022.

No mesmo ano, antes da perda, um fã mobilizou uma campanha online para que outras pessoas enviassem cartas para Garth, que sentia-se "solitário e desvalorizado". Já em abril de 2023, chegou a realizar uma aparição pública surpresa — que se tornaria a última — em um sarau também em Kingston. Em uma cadeira de rodas, ele tocou uma versão de "Sophisticated Lady", composta por Duke Ellington.

Com a partida de Hudson, não resta nenhum integrante da formação clássica da The Band, ativa entre 1968 e 1977. A saber:

  • O pianista e vocalista Richard Manuel tirou a própria vida em 4 de março de 1986, aos 42 anos;
  • O baixista e vocalista Rick Danko sofreu um infarto fatal em 10 de dezembro de 1999, aos 55 anos;
  • O baterista e vocalista Levon Helm não resistiu a um câncer na garganta em 19 de abril de 2012, aos 71 anos;
  • O guitarrista Robbie Robertson faleceu em decorrência de um câncer na próstata em 9 de agosto de 2023, aos 80 anos.
The Band em 1971: (Dir. a Esq.) Rick Danko, Robbie Robertson, Levon Helm, Richard Manuel e Garth Hudson -
The Band em 1971: (Dir. a Esq.) Rick Danko, Robbie Robertson, Levon Helm, Richard Manuel e Garth Hudson -
Foto: Gijsbert Hanekroot/Redferns / Rolling Stone Brasil

Sobre Garth Hudson

Nascido em 2 de agosto de 1937, em Windsor, no Canadá, Garth Hudson se notabilizou pelo amplo domínio de instrumentos. Consagrou-se no órgão, mas tocava piano, teclado, acordeon e saxofone. Ícones como Elton John e Billy Joel, entre outros, o mencionam como influência.

Era citado ainda como o principal arquiteto da sonoridade da The Band. Inicialmente um grupo de apoio chamado The Hawks, batizado quando acompanhavam o músico Ronnie Hawkins entre 1958 e 1963, o projeto teve a oportunidade de ser a banda de Bob Dylan em sua infame turnê elétrica, na qual passou parte de 1965 e 1966 revolucionando como folk e rock eram apresentados ao vivo.

Hudson precisou ser convencido a se juntar à formação. Impôs uma condição: poder dizer aos pais estar trabalhando como professor de música dos outros membros.

A mencionada turnê mundial de Dylan teve um fim abrupto em 29 de julho de 1966, após o cantor ter sofrido um acidente de moto. Embora tenham seguido colaborando com o cantor, os músicos começaram a vislumbrar uma carreira à parte — iniciada com o álbum Music from Big Pink (1968), marco zero do roots rock e responsável por inspirar nomes do porte de Beatles, Rolling Stones, Eric Clapton e Crosby, Still & Nash, só para ficar nos mais conhecidos.

A The Band existiu até 1977, um ano após do famoso show de despedida The Last Waltz. Reuniu-se entre 1983 e 1999. Neste ínterim, Hudson trabalhou como músico de estúdio, colaborando com Van Morrison, Leonard Cohen, entre outros. Já em 1990, participou do show "The Wall" em Berlim de Roger Waters, junto dos colegas Levon Helm e Rick Danko — cujos álbuns solo também contaram com sua participação, além de Robbie Robertson, penúltimo a nos deixar, em 2023.

Roger Waters e Garth Hudson em 1990 -
Roger Waters e Garth Hudson em 1990 -
Foto: Michael Putland / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Paralelamente, lançou apenas dois discos solo de estúdio: Music for Our Lady Queen of the Angels (1980) e The Sea to the North (2001). Também fez o ao vivo Live at the Wolf (2005) com a esposa, Maud. Em 2010, fez a curadoria de A Canadian Celebration of the Band, tributo a seu grupo com conterrâneos como Neil Young, Bruce Cockburn, Mary Margaret O'Hara, Cowboy Junkies e Blue Rodeo.

+++ LEIA MAIS: Os 10 artistas que mais faturaram com turnês em 2024 [LISTA]

+++ LEIA MAIS: As 3 bandas que fizeram o rock renascer no Brasil nos anos 90, segundo Samuel Rosa

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram

+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade