Morre o Sargento Gunny, de Nascido para Matar
Ator norte-americano R. Lee Ermey morreu no domingo, aos 74 anos, na Califórnia, por causa de uma pneumonia.
O mundo do cinema perdeu neste fim de semana o Sargento Gunny. Sim, o ator R. Lee Ermey, daquela vez inconfundível do sargento de Nascido para Matar (1987, de Stanley Kubrick), se foi aos 74 anos, no domingo (15), por conta de complicações causadas por uma forte pneumonia, em Santa Monica, Califórnia.
“Ele fará muita falta a todos nós. Semper Fi, Gunny. Vá com Deus”, escreveu Bill Rogin, seu empresário de muitos anos.
Esse “Semper Fi” (“Sempre fiel”) escrito por Rogin é uma referência à “Semper Fidelis”, lema em latim dos Marines (Fuzileiros Navais) norte-americanos, uma vez que o ator, nascido no Kansas, foi fuzileiro nos anos 1960 e início dos anos 1970, chegando a lutar na Guerra do Vietnã.
“Ermey era o cara. A notícia da morte dele me trouxe à memória os bons momentos que passamos juntos”, escreveu Vincent D'Onofrio, ator que foi parceiro de Ermey em Nascido para Matar.
“Ele foi uma lenda, um grande americano”, escreveu Donald Trump Jr., filho de... Ah, você sabe.
Além do clássico filme de Kubrick, Ermey também atuou no cinema em Apocalypse Now (foi só uma ponta, é verdade, mas é um clássico, né...), Miami Vice, Os 7 Pecados Capitais, Arquivo-X e inúmeros outros filmes. Na TV, o velho sargento atuou em diversos seriados, como House, Scrubs e Law & Order, além de emprestar sua voz para animações como Batman, Toy Story, Family Guy e Bob Esponja. No mundo dos games, a voz inconfundível do velho Gunny está eternizada em Double Switch (jogo para Mega-CD, de 1993) e Call of Duty: Ghosts (2013).