Quatro habilidades que todo gamer deve colocar no currículo
Quem joga videogame acaba desenvolvendo habilidades que podem alavancar sua vida profissional. Veja como colocar isso no CV.
Os empregadores tradicionais estão demorando a aprender que os jogadores de videogame possuem habilidades valiosas e difíceis de encontrar. Mas, conforme surgem novos empregos, as exigências também mudam, por isso a tendência é que os recrutadores abandonem os métodos tradicionais de seleção e comecem a olhar com mais atenção para candidatos que tenham habilidades em outras áreas ― incluindo jogos.
Em uma postagem recente no Reddit intitulada “São necessárias 40 horas para desbloquear um herói. Planilhas e estatísticas de ataque galáctico”, um jogador exibiu uma proeza estatística que fez a produtora mudar a forma de pontuação para jogos online. E esse é exatamente o tipo de processamento de dados exigidos para consultores financeiros e analistas de primeira linha.
Além disso, pesquisas recentes indicam que a contratação de jogadores também pode ajudar a fechar a lacuna de habilidades em segurança cibernética, com 3/4 dos gerentes seniores dizendo que considerariam contratar um jogador mesmo que essa pessoa não tivesse treinamento ou experiência específica em segurança cibernética.
Os empregadores devem estar correndo para contratar o próximo jogador que analisa estatísticas e, por sua vez, os jogadores devem começar a exaltar suas conquistas em jogos quando se candidatam a empregos. Então, como os jogadores podem comparar suas habilidades no campo de batalha às exigências no escritório? E quais são as características que estão incentivando os empregadores a contratar jogadores?
1. HABILIDADES EXCEPCIONAIS DE ANÁLISE DE DADOS
De acordo com o Dr. Curtis Nicholls, professor adjunto da Freeman College of Management da Universidade de Bucknell, os jogadores muitas vezes utilizam o tipo de análise de dados hardcore que as empresas financeiras buscam em candidatos qualificados para construção de personagens.
"Pense nos mercados de negociação online que existem em Eve, ou em outros jogos de estilo MMO (massive multiplayer online)", diz Nicholls. “Vi jogadores criarem planilhas online para aqueles que buscam explorar sistemas e trabalhar nas margens. São os modelos de ganhos e perdas. É basicamente um certificado de economia.”
A análise do jogo estatístico conduzida por muitos jogadores MMO se encaixa perfeitamente com as técnicas de análise de dados usadas em empresas financeiras, e o aspecto de resolução de problemas desses jogos pode ser aplicado às tarefas complexas que os consultores financeiros precisam concluir no dia a dia.
2. TRABALHO EM EQUIPE
A capacidade de trabalhar ao lado de seus colegas e colaborar com eles em projetos é uma característica que a maioria dos empregadores procura em sua força de trabalho. Os atletas já podem se orgulhar de ser um membro da equipe falando sobre como o futebol ou o hóquei os forjaram líderes e, em breve, os jogadores online poderão falar sobre a colaboração da equipe com a mesma autoridade.
Isto é especialmente verdadeiro para jogadores que precisam de estratégia de equipe, como os de Overwatch e League of Legends, nos quais diferentes habilidades de personagens devem trabalhar juntas para derrotar oponentes experientes.
"Nesses jogos, tudo se resume a trabalhar em equipe e conhecer seus colegas. Trata-se de aproveitar os pontos fortes da sua própria equipe e explorar pontos fracos nas estratégias dos outros times. É desenvolvido em jogos de uma maneira que você não recria com experiências tradicionais”, diz Nicholls.
3. HABILIDADE DE LIDERANÇA
Entre 20 e 40 quarenta jogadores compõem as corporações invasoras em World of Warcraft, e com isso surgem estruturas de liderança, espelhadas em empresas ou governos. Essas corporações normalmente têm um mestre, que planeja estratégia para o grupo e que é frequentemente responsável pela falha ou sobrevivência do grupo.
Os assistentes e assessores apoiam o mestre, atuando como gerente de projeto para unidades menores dentro do grupo. Para que todos sobrevivam, os líderes precisam se comunicar de forma eficaz e garantir que cada jogador execute seu papel específico.
Além disso, a resolução de conflitos é uma habilidade rapidamente aprendida pelos mestres, e quando um jogador enfrenta um desafio, é capaz de demonstrar um pensamento flexível e criar soluções inovadoras para os problemas. Como o mestre e os assistentes planejam sua estratégia, eles é que determinam se uma batida é bem-sucedida ou falha.
4. COMUNICAÇÃO DIRETA
Alguns escritórios ficam “travados” pela educação e os funcionários muitas vezes sentem que não podem falar com honestidade ou franqueza. Em contraste, bons jogadores geralmente obtêm os melhores resultados, pois têm um estilo de comunicação contundente.
Os melhores jogadores de World of Warcraft podem analisar dados em tempo real enquanto gerenciam situações desafiadoras em um ambiente sensível ao tempo. E, como fazem isso online, em vez de cara a cara, desenvolvem um estilo de feedback que é direto ao ponto e, portanto, mais adequado para ambientes de negócios simplificados.
Nesta era digital, os empregadores estão procurando mais do que apenas as habilidades hard e soft tradicionais exigidas de todo candidato. Demonstrar paixões fora da vida profissional e, em seguida, enquadrá-las para mostrar o quão bem adaptadas estão ao cargo desejado certamente será um diferencial. Da mesma forma, descobrir se os candidatos têm habilidades avançadas em jogos - ou talvez até recrutar jogadores - poderia injetar perspectivas interessantes nos locais de trabalho.
No entanto, ainda existem preconceitos associados a hobbies como jogos e alguns empregadores os consideram uma atividade de lazer em vez de uma habilidade. Então, quem quer colocar as capacidades de jogo no currículo, deve considerar o trabalho para o qual está se inscrevendo. Não basta simplesmente mencionar habilidades.
É necessário certificar-se que as técnicas aprendidas estão relacionadas à função de trabalho específica, e de que elas sejam relevantes. Há que se analisar o anúncio de emprego adequadamente e descrever quais habilidades podem ser relacionadas com o cargo, e evitar aquelas que o empregador pode não estar interessado.
Algumas empresas mais tradicionais podem preferir ouvir que as pessoas gostam de jogar futebol ou ler livros seu tempo livre, mas outras podem preferir saber como o gerenciamento de uma equipe de e-sports se relaciona com o papel desejado, e à medida que o jogo se torna mais comum à vida cotidiana, é provável que mais empregadores considerem os jogadores de WoW e Overwatch ao invés de candidatos tradicionais.
(*) Patrick Soulliere é gerente de marketing global para jogos e e-sports da Ballistix