PUBLICIDADE

5ª temporada de "Yellowstone" quebra recordes de audiência

15 nov 2022 - 15h47
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Paramount / Pipoca Moderna

A estreia da 5ª temporada da série "Yellowstone", que aconteceu no domingo (13/11) nos EUA, quebrou recordes de audiência. Exibida no canal americano Paramount, a série acumulou 12,1 milhões de espectadores, marcando a maior audiência de estreia de uma série em 2022.

A audiência ficou dividida da seguinte maneira: "Yellowstone" conquistou 8,8 milhões de espectadores em sua primeira exibição no canal pago Paramount (o que, por si só, já significa um aumento de 10% em relação à estreia da 4ª temporada). Esse número cresceu para 10,3 milhões de espectadores quando foram adicionados os dados de transmissões simultâneas em outros canais do grupo Paramount (CMT, TV Land e Pop) e fechou em 12,1 milhões após reprises no mesmo dia.

Além disso, "Yellowstone" também registrou um crescimento de 52% entre adultos de 18 a 34 anos e uma classificação cumulativa de 5,6 pontos entre adultos de 18 a 49 anos.

Primeira série semanal estrelada pelo ator Kevin Costner ("Robin Hood", "Dança com Lobos"), que anteriormente só tinha feito a minissérie premiada "Hatfields & McCoys" (2012) para a TV, "Yellowstone" também foi a primeira atração televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar pelo roteiro de "A Qualquer Custo" (2016) e estreou como diretor com "Terra Selvagem" (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes.

Sheridan assina os roteiros, a produção e, eventualmente, a direção da atração, que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco da série.

Os demais atores confirmam a ambição cinematográfica da produção, com destaque para Wes Bentley ("Jogos Vorazes"), Kelly Reilly ("Britannia"), Luke Grimes ("Cinquenta Tons de Liberdade"), Cole Hauser ("Transcendence: A Revolução"), Kelsey Asbille ("Terra Selvagem"), Dave Annable (série "Red Band Society"), Danny Huston ("Mulher-Maravilha"), Josh Lucas ("Mark Felt - O Homem que Derrubou a Casa Branca"), Gretchen Mol ("Boardwalk Empire"), Jill Hennessey ("Shots Fired") e Patrick St. Esprit ("Velozes e Furiosos 8"), além de Josh Holloway (das séries "Colony" e "Lost") a partir da 3ª temporada.

Filmado em Utah e Montana, "Yellowstone" acompanha John Dutton (Costner), um cowboy moderno, proprietário da maior fazenda contígua dos Estados Unidos, que sofre constante pressão para diminuir suas fronteiras - por parte de desenvolvedores de terras e do governo - e enfrenta seus adversários num mundo violento e corrupto, que resolve seus problemas longe do olhar da mídia, onde envenenamento de poços d'água ou o sumiço de testemunhas não viram notícias.

"Depois de quatro temporadas, a enorme base de audiência da série continua a impressionar com a estreia da última temporada, tornando-se a estreia televisiva mais assistida de 2022", disse Ashwin Navin, CEO da empresa de análises de audiência Samba TV, em comunicado. "'Yellowstone' continua a explorar as paixões de uma ampla faixa de espectadores em todo o meio-oeste americano famintos por gêneros com temas de Western que foram amplamente sub-representados na televisão nos últimos anos."

A estreia da 5ª temporada mostrou a posse de John Dutton (Costner) como governador de Montana, com sua filha Beth Dutton (Reilly) sendo promovida a chefe de gabinete e o filho Jamie Dutton (Bentley) colocando suas próprias ambições políticas de lado e se alinhando com o pai e a irmã. Além disso, em meio à ameaças da elite costeira aos fazendeiros da família Dutton, o filho mais novo Kayce Dutton (Grimes) e a esposa Monica (Asbille) sofrem sua própria tragédia familiar.

A série, disponibilizada no Brasil pela plataforma Paramount+, faz tanto sucesso ganhou dois spin-offs: "1883", focado na origem da família Dutton no Velho Oeste, já renovado para a 2ª temporada, e "1923", estrelada por Harrison Ford e Helen Mirren, com estreia marcada para dezembro.

Para completar, a estreia de "Yellowstone" foi acompanhada do lançamento de outra série criada pelo roteirista Taylor Sheridan, "Tulsa King", estrelada por Sylvester Stallone, cuja audiência ainda não foi disponibilizada.

Assista abaixo ao trailer da 5ª temporada de "Yellowstone".

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade