A entrevista em que Eliana começou a deixar de ser “a bobinha” da TV
Há 24 anos, apresentadora iniciou processo de conquista de autonomia ao falar de aborto, traição, ambição e a fama de ingênua
Vamos embarcar no túnel do tempo? Em contato com a ‘Sala de TV’, o jornalista Henrique Soldani lembrou de uma matéria de capa da ‘Contigo!’ com Eliana, feita pelo autor desta coluna em edição de junho do ano 2000.
A entrevista gerou ruidosa repercussão. A apresentadora nunca havia se mostrado tão aberta a assuntos polêmicos. Na época com 27 anos, ela comandava o ‘Eliana & Alegria’, na Record.
Pode-se dizer que a partir daquele momento começou a transição do estereótipo de dócil e subestimada apresentadora infantil para a imagem de mulher forte, dona de suas vontades, em busca de amor, prazer e poder.
Hoje, aos 51 anos, ela realizou um desejo confessado na matéria: trabalhar na TV Globo. Está à frente do ‘Saia Justa’ (onde disse que não é “certinha”, como alguns ainda pensam), entrevista outros famosos no ‘Fantástico’, fará o especial de Black Friday ‘Vem que Tem’ e vai comandar o ‘Masked Singer Brasil’ em 2025.
Selecionei alguns trechos de respostas surpreendentes sobre diferentes temas da entrevista de 24 anos atrás.
Boato de que fez aborto: “Eu jamais faria isso. Se Deus, um dia, me der uma criança, mesmo que não seja no momento desejado, nunca vou tirá-la”.
Fama de dócil o tempo todo: “Tenho um temperamento forte. Não sou bobinha, mas não gosto de ser polêmica. Talvez a minha vida não tenha muito glamour para a imprensa. As pessoas que gostam de coisas mais picantes devem achar a minha vida muito chata”.
Posar nua: “Acho até bacana, mas sou tímida. Imagina um tiozinho chegar com a revista e falar: ‘Olha você aqui, peladinha.’ Não dá”.
Rumores de ter sido traída no namoro com Luciano Huck: “Aprendi muito com ele e ele comigo... Por mais que tenham acontecido coisas desagradáveis, tudo passa”.
Ciúme: “Sou muito, extremamente ciumenta, mas sem ser doentia.”
Trabalhar na Globo: “A Rede Globo é o sonho para qualquer artista. É a primeira emissora do país. Mas não adianta você ser apenas mais um lá dentro. É importante que esteja bem posicionado... Quem disse que nunca pensou em trabalhar na Globo é hipócrita. Quem sabe um dia...”
Objetivo: “Me sonho é ser uma grande comunicadora, assim como a Hebe e o Silvio Santos... Quero que um dia falem: ‘Poxa, a Eliana é um ícone da televisão brasileira. Não existe outra Eliana’.”
Quem é Eliana: “Sou forte, determinada e muito, muito trabalhadora”.
Maior defeito: “Cobro muito de mim mesma e de quem está comigo. Nunca acho que está bom, quero sempre mais, mais e mais”.