A polêmica da vez envolve a atriz Cláudia Raia. Confira os detalhes!
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
De acordo com vários sites, de política, economia e celebridades, a atriz Cláudia Raia conseguiu R$ 5 milhões através da Lei Rouanet. Pouco depois, o governo, através de uma portaria publicada na última quarta-feira (18).
Foto: Instagram @consertoparadois / Flipar
Desde então, o assunto vem "quebrando" a Internet. Há quem apoie e há quem defenda o ato e a lei em si. Ela vai investir os 5.057.203,63 na peça "Os Musicais", de responsabilidade da empresa Renato Cesaretto Chiquito.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
A Lei Rouanet existe desde 1991 e serve como incentivo à cultura nacional. De forma resumida, o governo federal dá dinheiro para artistas, o que causa muita polêmica.
Foto: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay / Flipar
O artista ainda pode abater o valor no imposto de renda. Em contrapartida, o escolhido pode ter que fazer programas sociais. A Raia, por exemplo, dará aulas gratuitas de teatro, além de distribuir alguns ingressos.
Foto: Reprodução de TV / Flipar
A Lei Rouanet contempla sete áreas: 1) Artes Cênicas; 2) Livros de valor Artístico, Literário ou Humanístico; 3) Música Erudita ou Instrumental; 4)Exposições de Artes Visuais; 5) Doações de acervo para Bibliotecas ou Museus; Arquivos Públicos e Cinematecas;
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
6) Produção de obras Cinematográficas e Videofonográficas de Curta e Média Metragem e 7) Preservação e Difusão do Acervo Audiovisual e Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial.
Foto: www.instagram.com/claudiaraia / Flipar
Quem a defende diz que o investimento amplia a cultura do Brasil e desenvolve o PIB nacional. Por exemplo: com este dinheiro, pode ser desenvolvido um filme brasileiro. Nos cinemas, o dinheiro ficará por aqui em vez ir para produções americanas.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
Quem é contra diz que a Lei é usada como lavagem de dinheiro. Além disso, eles entendem que esta é uma forma de "comprar" a classe artística, que passaria a defender o governo. Eles também entendem que há muito artista rico recebendo o incentivo.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
"R$ 2,5 milhões por espetáculo, fora os ingressos, fora os patrocínios, para uma mulher rica, para um público rico. Onde ligo para parar de pagar impostos?", escreveu um usuário. "Um absurdo", disse outro.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
"Bom dia. Bora trabalhar que os musicais de Cláudia Raia precisam ser pagos", reclamou um usuário, nesta sexta-feira (20).
Foto: Reprodução/@claudiaraia / Flipar
Muitas pessoas aproveitaram a situação para brincar e dizer que ela vai usar o dinheiro para gastar na gravidez. Raia espera por Luca, que deve nascer em fevereiro.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
Claudia está com 56 anos e anunciou a gravidez em setembro. Pela idade e por ela não ter dito publicamente que planejava um filho, a notícia chocou bastante.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
Ela e o marido, o ator Homem Jarbas de Mello (53), anunciaram a gravidez em um vídeo sapateando. Ao mesmo tempo, ela apontou para a barriga. O vídeo "quebrou" a Internet na época.
Foto: www.instagram.com/claudiaraia / Flipar
Luca será o primeiro filho de Jarbas, mas o terceiro de Cláudia Raia. Ela foi casada com o ator Edson Celulari de 1993 a 2010, com quem teve dois filhos: o ator Enzo Celulari, de 25, e a modelo Sophia Raia, de 20.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
Cláudia Raia também foi casada com o ator Alexandre Frota, de 1986 a 1989. Eles, porém, não tiveram filhos. Antes, ela também namorou Jô Soares, Faustão e Raul Gazzola.
Maria Cláudia Motta Raia nasceu em Campinas e também é bailarina. Ela estudou balé nos EUA. Também já fez trabalhos como modelo, apresentadora de tv e produção teatral.
Foto: Instagram @consertoparadois / Flipar
Raia é uma das atrizes mais famosas e seguidas do Brasil. Com muitos prêmios no currículo, ela começou a aparecer na televisão em 1983, quando tinha um quadro no programa "Viva o Gordo", de Jô Soares, na Rede Globo.
Foto: reprodução tv globo / Flipar
De 1984 a 1985, ela participou de sua primeira novela: "Roque Santeiro". O sucesso foi tão grande que ela não parou mais de fazer novelas, além de seguir no teatro, especialmente musical.
Foto: Reprodução/TV Globo / Flipar
Sua última novela foi "Verão 90", na Rede Globo, em 2019. Depois, foi jurada em um programa musical, fez um filme sobre o assassinato de Daniella Perez. Desde 2022, tem um programa no GNT, canal do Grupo Globo.
Foto: Instagram @claudiaraia / Flipar
Para muitos, o principal papel dela foi em 2008, na novela "A Favorita". A obra fez tanto sucesso que foi até reprisada pela Globo em 2022.
Foto: Reprodução TV Globo e Wikimédia Commons / Flipar