Advogado de Bruno De Luca reage a acusação de omissão: "Não há crime"
Bruno de Luca irá responder por omissão de socorro a Kayky Brito, ator que foi atropelado em setembro
O ator Bruno De Luca, de 41 anos, irá responder por omissão de socorro a Kayky Brito. O artista foi atropelado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2 de setembro. Na ocasião, ele sofreu politraumatismo.
Em vídeos de circuito de segurança, é possível ver Bruno de Luca reagindo ao acidente. Nas cenas, ele chega a colocar a mão na cabeça. Alguns minutos depois, deixa o local. À polícia, o ator disse que não sabia que a pessoa atropelada era Kayky Brito.
Para o advogado de Bruno de Luca, não há crime na situação, visto que o ator foi prontamente socorrido pelo motorista do carro. Segundo a defesa, não há crime se qualquer pessoa próxima ao acidente preste assistência à vítima.
"Bruno não foi o causador do acidente, que tem obrigação específica de prestar socorro, como de fato o fez, bem como não exerce qualquer função que lhe traga a obrigação legal de prestar socorro independe de terceiros já o terem feito. Se assim fosse, todos os presentes que não tenham sido a pessoa a telefonar para os bombeiros, teriam praticado omissão de socorro", diz a nota emitida nesta terça-feira, 17.
Omissão de socorro
A Justiça do Rio de Janeiro acatou o pedido do Ministério Público e determinou que Bruno De Luca responda por omissão de socorro a Kayky Brito. O crime é previsto no artigo 135 do Código Penal. De Luca é acusado de não ter ajudado o ator após ele ser atropelado na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.
Segundo a Justiça, deve ser designada audiência especial para o oferecimento de transação penal. "Por enquanto, não houve denúncia", diz a decisão.
Anteriormente, o inquérito da Polícia Civil, que investigou o atropelamento, não havia indiciado De Luca, que aparece em imagens de câmeras de segurança indo embora sem socorrer o amigo.
Kayky Brito já teve alta
O ator Kayky Brito recebeu alta e deixou o hospital no início da tarde do último dia 29 de setembro, após 27 dias internado no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ele foi atropelado no trecho do Posto 6 da Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na madrugada do dia 2 de setembro. O ator, que sofreu politrauma corporal e traumatismo craniano, foi atingido por um carro quando tentava atravessar a avenida.
Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que um carro dirigido por motorista de aplicativo atingiu Kayky, que apareceu repentinamente na via. Na ocasião, o ator estava em um quiosque com o amigo, o apresentador Bruno de Luca.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investigou o atropelamento e decidiu arquivar o inquérito sobre o caso. Após a investigação, conclui-se que o motorista, Diones Coelho da Silva, dirigia abaixo do limite máximo permitido (a uma média de 48 km/h no momento da colisão, enquanto a velocidade máxima permitida na via é de 70 km/h) e não teve tempo hábil de reação para tentar evitar uma possível colisão.