Após a notícia de que uma fã de Anitta, estaria processando a cantora por conta de sua aparição na sérieAnitta: Made in Honório, da Netflix, os advogados da artista divulgaram um comunicado falando sobre a situação na tarde desta quinta-feira, 14.
Por meio de nota, a defesa de Anitta informou que "a cantora ainda não foi notificada pela Justiça sobre o caso" e reforçou "que a ideia da série documental é mostrar a realidade da vida de Anitta, sem manipular a veracidade dos fatos e com a expressa autorização de todos os envolvidos".
Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, no processo, Maria Ilza de Azevedo, a fã, alega que estava internada em um hospital com covid-19 quando soube que apareceu na série documental, ao receber ligações de conhecidos que teriam zombado de sua aparição.
Os advogados teriam alegado que o momento causou impacto psicológico na fã, que a série sugeriria que ela teria burlado a segurança para entrar na casa de Anitta e que Ilza não teria autorizado o uso de sua imagem para a produção de Anitta: Made in Honório.
Ainda segundo a reportagem, o processo teria sido ajuizado em 18 de dezembro. No dia seguinte, o magistrado teria negado o pedido de retirada do documentário do ar. No dia 24, Ilza teria desistido da ação, que, apesar disso, ainda não foi extinta.
As cenas vão ao ar no 5º episódio de Anitta: Made in Honório, chamado Bastidores. Durante um estresse causado por problemas com suas roupas para um show, a cantora reconhece a fã em seu sofá: "Tia Ilza? O que a Tia Ilza tá fazendo aqui dentro, gente?"
"Deus te abençoe, nunca desanime de nada, porque Deus está contigo", diz a senhora, enquanto entrega uma blusa vermelha de presente para Anitta. "Quando você quiser alguma coisa, liga para mim, tenho facebook também", completa a mulher.
Em seguida, é exibida uma cena de Anitta em seu quarto, já longe da fã: "É isso. O tipo de coisa que acontece na minha vida. É isso aí. As coisas que acontecem na minha casa. De repente eu olho e tem uma fã sentada no sofá. Quem chamou? Por que?"
Miriam Macedo, mãe da cantora, explica: "Quando ela [fã] estava na portaria, falou que era uma roupa que ia entregar, que até faz umas coisas de crochê, parece. Ela falou isso e pensaram: 'ah, deve ser uma roupa pro show' e liberaram."
"Tudo bem que era uma pessoa tranquila, uma fã que ela já conhecia dos shows. O problema é que foi uma surpresa mesmo, uma invasão. Aí ela [Anitta] se sentiu um pouco abalada com isso", concluiu.
Na cena seguinte, Anitta aparece irritada e ironiza: "Isso tudo é um teste!? É isso. Para você que é meu fã, já sabe, né? Entrou aqui no condomínio, vem aqui na porta de casa, minha mãe bota você pra dentro e fica aqui com a gente. Toma café, acorda, dorme..."
'Vou ser cancelada', disse Anitta sobre episódio com fã
Na coletiva de imprensa de Anitta: Made in Honório, a cantora já havia citado o episódio como um momento polêmico da série, ocorrido no dia em que estava enfrentando problemas com seu vestuário, sem roupas para um show no Rock In Rio. "Esse eu acho que vou ser cancelada", disse, na ocasião.
"Eu acordo e ainda estamos decidindo ver os looks, o que vamos fazer. Eu desço de manhã e, de repente, olho para uma pessoa, uma mulher de idade, senhora, sentada no meu sofá, e reconheço essa senhora. É uma fã do início da minha carreira".
"E eu pergunto: o que você tá fazendo aqui? Eu trato ela com carinho, claro, né, é uma senhora. Mas, segundos depois, eu subo com ódio no coração e pergunto para todo mundo que ca***lhos que uma fã está fazendo dentro da minha casa no dia do Rock In Rio", conta.
As polêmicas de Anitta - Ao longo de sua carreira, a cantora Anitta conquistou bastante sucesso, mas também acumulou diversas polêmicas. Seu posicionamento - ou até mesmo a falta dele - em diversas questões já fizeram as redes sociais se dividirem em diversas ocasiões. Sem contar em situações que envolvem outros artistas, como Pabllo Vittar e Iggy Azalea, com quem Anitta já trabalhou, ou até mesmo a apresentadora Sonia Abrão. Confira algumas das principais polêmicas envolvendo a cantora Anitta a seguir.
Anitta brigou com Pabllo Vittar? - Apesar de a briga nunca ter sido confirmada, recentemente, em 5 de fevereiro de 2019, Pabllo Vittar afirmou que as duas não são mais amigas. "Eu não tenho nenhuma raiva de Anitta, nenhum remorso, nem nada. Hoje em dia a gente não se fala, não é amiga".
Foto: Reprodução de 'Música Boa Ao Vivo' (2017) / Multishow / Estadão
O avião apreendido de Anitta - Uma aeronave usada pela cantora Anitta foi apreendida em uma operação da Agência Nacional de Aviação Civil no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018. Ela estava a bordo de um Cessna, pertencente à empresa Intensive Táxi, proibida de executar voos remunerados desde 2014. Não foi a primeira vez em que Anitta teve problemas do tipo: em junho do mesmo ano, um jato executivo Phenom 300 foi interceptado na Pampulha antes de decolar com a cantora. À época, a Anac encaminhou para o Ministério Público Federal e para a Polícia Civil uma denúncia contra Anitta.
Foto: Instagram / @anitta / Estadão
Anitta e Lewis Hamilton? - Após Anitta e o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton se encontrarem no México e passarem a seguir um ao outro no Instagram, diversos boatos de um envolvimento entre os dois começaram a surgir nas redes sociais. Anitta desconversou: "Não gosto muito de falar quando o assunto envolve outra pessoa. Alguém perguntou a ele numa entrevista se ele me conhecia, ele disse que não e foi saber".
Anitta é feminista? - Em um debae no 'Altas Horas', Anitta e Pitty discordaram quando o tema da discussão era o machismo. "As mulheres lutaram tanto pra ter os mesmos direitos que, quando chegou no momento que elas tiveram, chega uma hora que ela quis tomar conta da situação. A mulher acabou querendo tomar o lugar do homem", disse Anitta, que continuou: "Vejo um comportamento feminino que dá margem realmente pro homem achar coisa X ou Y da mulher. [...] Se a mulher não se respeitar, ninguém vai respeitar a mulher". Pitty rebatia as falas de Anitta, sendo ovacionada pela plateia: "Ele não tem que achar nada. Quem tem uqe fazer o que você quer é você".
Hanseníase - Durante uma edição do 'Anitta Entrou no Grupo', programa da cantora no Multishow, Anitta afirmou: "Só convido pra esse programa gente que eu amo, não convido gente hanseníase". O comentário não pegou bem entre pessoas portadoras da doença crônica que causa manchas na pele. Posteriormente, ela pediu desculpas e afirmou que queria falar sobre pessoas de quem tem "ranço".
Foto: Facebook / Estadão
Marielle Franco - Após o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, Anitta se irritou com fãs que a criticaram por não opinar sobre o caso. A cantora afirmou que falaria depois, mas resolveu antecipar a postagem por não ter "muita paciência para aturar o ódio gratuito dos internautas". "Se ela não fosse feminista como eu, também teria meus sentimentos; se não fosse favelada como eu, também teria meus sentimentos. De esquerda, direita, hétero, gay, pecador, religioso, o que for... Ninguém merece morrer", escreveu Anitta. Com a repercussão de seu posicionamento, posteriormente, ela editou a postagem, deletando o texto e deixando apenas um coração.
Foto: Instagram / @anitta / Estadão
'MPB regrediu para a fase anal' - À época do lançamento de 'Vai Malandra', o cantor Lulu Santos escreveu o que foi considerado como uma indireta a Anitta em seu Twitter: "Caramba! É tanta bunda, polpa, bumbum granada e tabaca que a impressão que dá é que a MPB regrediu pra fase anal. Eu, hein?". Com a repercussão da polêmica, ele fez questão de ressaltar que sua opinião "nada tem a ver com Anitta, de quem gosto e a quem respeito".
Foto: Raquel Cunha / Globo / Divulgação / Estadão
Apropriação cultural? - A cantora Anitta já utilizou tranças e até mesmo dreadlocks em seu cabelo, fazendo com que alguns fãs a acusassem de uma suposta "apropriação cultural". "Ninguém é totalmente branco no Brasil. Somos um país miscigenado. E acho que cada um deve se vestir da forma que se sente bem", defendeu-se em uma ocasião. A cantora também afirmou que "nunca quis me apropriar culturalmente, nem magoar ou ofender ninguém com as tranças e trabalhos que já fiz".
Foto: Instagram / @Instagram / Estadão
Anitta x DJ Batutinha - À época do lançamento de 'Vai Anitta', o DJ Batutinha, da Furacão 2000, que chegou a trabalhar com Anitta antes de a cantora ganhar projeção nacional, publicou em seu Instagram: "Larissa [nome de registro de Anitta], você pode até tentar me tirar da sua história, mas não tem como negar que eu estava certo. Parabéns pela série na Netflix". A cantora não gostou nada das mensagens e rebateu a crítica, fazendo com que Batutinha deletasse a postagem pouco depois.
Foto: Twitter / @batutinhadj / Estadão
Anitta x DJ Batutinha - Anitta não poupou críticas ao DJ Batutinha e explicou o motivo de ele não ser citado em 'Vai Anitta' em sua resposta: "gastaria um episódio inteiro só nessa bad vibe.Precisaríamos de muito tempo pra explicar tanta coisa. [...] Quando eu saí da Furacão, ele se juntou de volta à empresa, alegando que me processaria por cantar as músicas feitas anteriormente por ele junto com a empresa. Tudo isso porque ele não foi chamado para fazer parte do projeto fora da Furacão". Clique aqui para ler a íntegra da resposta de Anitta ao DJ Batutinha.
Foto: Reprodução de 'Vai Anitta' (2018) / Netflix / Estadão
Anitta x Rock In Rio - Em 2017, a não participação da cantora Anitta no Rock In Rio causou certa polêmica após algumas notícias indicarem a ausência do convite se devia à sua forte ligação com o mundo do funk. Posteriormente, porém, ela foi anunciada como atração do Rock In Rio Lisboa em 2018 e do Rock In Rio 2019, que ocorrerá no Rio de Janeiro.
Foto: Facebook / @RockInRio / Estadão
Paula Abdul - Uma fã se suicidou em frente à casa de Paula Abdul em 2008. A fã que já havia participado de um teste realizado no programa em que Paula era jurada, 'American Idol', confessou à polícia que fazia desenhos dela em tamanho real, desde sua infância. No carro em que foi encontrado o corpo da fanática, havia uma foto antiga de Paula em um dos retrovisores.
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Em seguida, Anitta continua: "Ela é fofinha, vem com presente, sei o nome dela, sei da onde ela é. Aí eu dou um surto com toda equipe e pergunto. 'Não estou acreditando!' Ela estava com uma blusa com uma foto de nós duas escrito 'poderosa' e falei como que temos a equipe inteira dentro da minha casa e ninguém foi capaz de olhar para uma senhora".
"É uma hora que gerou uma confusão. A galera falou: 'os fãs vão te odiar', não sei o que. Falei: 'Gente, não! Se os fãs me odiarem e e ficar 'tadinha da dona fulana', eu falo assim: tadinha de mim!' Tô aqui na minha casa, único lugar que tenho para ter a paz do senhor jesus, de pijama, no dia do show, sem roupa para o show e olho e tem uma fã dentro de casa", prossegue.
Por fim, a cantora concluiu na coletiva: "Eu fico louca. Aí minha mãe explica como que a moça foi parar dentro de casa. Minha mãe achou que era costureira. Uma loucura."