Anitta é vítima de deepfake em vídeo de conteúdo adulto
Rosto da cantora foi inserido no corpo de outra mulher com a tecnologia que usa inteligência artificial
Um vídeo que circula na internet e no WhatsApp nesta semana e que supostamente mostra a cantora Anitta em cenas de sexo com um homem é falso.
Segundo a assessoria da artista ao Gshow, Anitta foi vítima de deepfake. "Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra. Neste caso, muito mal feito, por sinal", informou o comunicado.
O jornalista Bruno Sartori, que divulga vídeos de deepfake em sua conta no Twitter, também já tinha feito uma publicação alertando que o rosto de Anitta tinha sido inserido no corpo de outra mulher.
Pessoal, tem circulando um vídeo pornográfico que usa deepfake para inserir o rosto de @Anitta no lugar de outra mulher, e a gente sabe muito bem o motivo. Provavelmente é o primeiro conteúdo desse tipo a ganhar repercussão e que foi criado com a intenção de enganar e prejudicar. pic.twitter.com/H7a1Q51fTC
— Bruno Sartori (@brunnosarttori) July 25, 2022
O deepfake usa inteligência artificial para substituir o rosto de uma pessoa em fotos ou vídeos e parecer realista. Essa tecnologia tem sido cada vez mais usada em vídeos falsos de celebridades e políticos.