Anne Hathaway faz mistério sobre Interestelar e elogia Nolan
Atriz está no novo filme do badalado diretor Christopher Nolan
Você embarcaria em uma viagem espacial com um ticket só de ida e sem a certeza da volta? Amelia, personagem de Anne Hathaway encara essa jornada em prol da humanidade no filme que estreou nesta semana no Brasil (5). O épico espacial Interestelar foi dirigido pelo badalado cineasta Christopher Nolan, dois anos após ele finalizar a trilogia Batman – O Cavaleiro das Trevas. Hathaway também atuou no último filme da série, como a Mulher Gato, de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, e é só elogios ao diretor inglês.
Siga Terra Diversão no Twitter
“Acho que todos nós nos sentimos muito sortudos em fazer parte desse filme, não apenas por estarmos trabalhando em mais um filme de Nolan, mas no mais épico deles, e olha que ele fez muitos épicos”, diz a atriz que na próxima semana, dia 12, completa 32 anos. Hathaway também comemora em 2014, 15 anos de carreira desde o primeiro seriado que fez para a televisão Get Real, conhecido no Brasil como Caia na Real. Mas, a nova-iorquina ganhou fama pouco depois no blockbuster da Disney O Diário da Princesa. O pulo dos filmes adolescentes para uma carreira sólida foi alcançada com uma sequência de produções de grande sucesso, iniciada com O Segredo de Brokeback Mountain e seguida de O Diabo Veste Prada. Mas, foi em 2008, ao protagonizar O Casamento de Rachel, considerado um dos melhores filmes de 2008, e que a rendeu uma indicação ao Oscar que Hathaway começou a se tornar uma das queridinhas de Hollywood. Em 2013 levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel em Os Miseráveis.
Porém, o preço da fama foi até um pouco árduo para a atriz, que durante o Oscar e também o BAFTA Awards foi mais do que criticada pelos seus discursos, ou muito longos ou muito frios, o que a rendeu na internet um grupo chamado HathaHaters, algo como “Os Inimigos de Hathaway”. Em entrevista à revista americana Harper's Bazaar desse mês ela diz que isso tudo é culpa da timidez.
Em nossa entrevista em Los Angeles ela, apesar de simpática, fugiu de algumas perguntas simples sobre o filme: “não quero estragar a surpresa do espectador”, disse ela. Se animou bem mais ao falar do Brasil e do marido. Há dois anos casada com Adam Shulman, não perde uma oportunidade de dizer o quanto é apaixonada pelo ator americano: com ele até encararia uma viagem espacial, sem volta.
Para fazer o filme passou várias semanas na Islândia, com um figurino de astronauta de 18 quilos. Agora já está filmando The Intern, com Robert De Niro e logo depois vai para Londres para dar continuidade à sequência de Alice No País da Maravilhas.
Terra - Como foi fazer esse filme?
Anne Hathaway - Christopher Nolan é um cineasta excelente. Muitos diretores se apegam muito ao gênero de cada filme e seus limites, mas não Nolan. Ele pode fazer um filme de ficção científica e encontrar um drama familiar íntimo dentro dessa história e tudo vai se encaixar perfeitamente.
Terra - Como você teve que se preparar para essa produção?
Anne Hathaway - Eu tive que ler muitos artigos científicos sobre física, o que foi um grande quebra-cabeças que envolveu minha mente por um bom tempo. Conversei muito com uma astronauta que era nossa consultora e ela me falou muito de como seria se eu realmente fosse para o espaço, sobre os sentimentos. Tive que ler e reler muitas vezes o roteiro para entender a história e criar minha personagem.
Terra - Durante essas pesquisas, teve alguma grande surpresa sobre o universo?
Anne Hathaway - Tive muitas surpresas durante a pesquisa, mas não posso contar, pois estão diretamente ligadas à história do filme e quem assisti-lo vai saber do que estou falando. Não quero estragar a surpresa.
Terra - Qual foi o maior desafio?
Anne Hathaway -
Acho que o maior desafio foi fazer uma personagem que realmente mostrasse que estava entendendo tudo que estava falando. Como é um assunto complicado, tive que estudar e achar o tom de voz certo para não passar insegurança, falar com firmeza e convencer que realmente era uma cientista que conhecia tudo profundamente, por isso li muito sobre o assunto também.
Terra - Você acredita em vida em outros planetas?
Anne Hathaway -
Com certeza.
Terra - Gostaria de fazer uma viagem para outros planetas?
Anne Hathaway -
Não realmente como essa viagem do filme, que acho triste (você precisa assistir ao filme para saber o porquê), mas uma viagem com meu marido, pelo espaço, por prazer, de férias, seria incrível.
Terra - Iria a uma viagem dessas sem mesmo saber se poderia voltar?
Anne Hathaway -
Se meu marido fosse junto, sim, sem problema. Claro que iríamos sentir falta de todo mundo. Claro que essa é uma situação hipotética, acho que não vamos fazer nenhuma não, talvez se fosse uma proposta real, me sentiria diferente e pensaria mais na resposta.
Terra - Do que você sentiria mais falta aqui da Terra?
Anne Hathaway -
Acho que do vento e também do mar.
Terra - Sei que você gostou muito de ir ao Brasil... Sentiria falta do nosso País?
Anne Hathaway -
(risos) Preciso confessar que sentiria falta de algumas outras coisas antes de sentir falta do Brasil, mas não me interprete mal e não é falta de respeito, por favor, nem abra sua reportagem dizendo que não sentiria falta (mais risos). Definitivamente sentiria falta do seu País, minha melhor amiga é do Brasil, é a carioca Clara Gandelman, (filha do saxofonista Leo Gandelman, Anne foi inclusive madrinha de casamento de Clara), sentiria muita saudade dela e do filhinho pequeno dela, que também amo muito. Brasil estaria com certeza na minha lista. Amo muitas coisas do Brasil.
Terra - Você inclusive provou cachaça quando esteve lá na última vez.
Anne Hathaway -
Provei, muita...
Terra - Gostou?
Anne Hathaway -
Adorei, claro!!! Mas não lembro muito do que aconteceu depois...(risos)
Terra - Sabe quando volta para lá?
Anne Hathaway - Não, não sei nem o que vou fazer na semana que vem...