Ator de 'Riverdale' matou a mãe e tinha planos para assassinar primeiro-ministro
Ryan Grantham foi ouvido nesta semana em audiência e pode ser condenado à prisão perpétua
O ator Ryan Grantham, conhecido pela série Riverdale, matou a própria mãe e planejava assassinar o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. De acordo com informações da CBC News, ele está sendo julgado pelo Supremo Tribunal da Colúmbia Britânica, na cidade canadense de Courtenay, após confessar os crimes e pode ser condenado à prisão perpétua.
A informação foi revelada no primeiro dia de audiência de condenação do ator nesta semana. Segundo promotores que estão no caso, o ator assassinou a mãe, Barbara Waite, no dia 31 de março de 2020, com um tiro na cabeça enquanto ela estava de costas e tocava piano.
Após o crime, o ator confessou que surtou após o assassinato da mãe, escreveu em seu diário, gravou um vídeo ao lado do corpo, saiu para pegar dinheiro, voltou para casa, testou a construção de coquetéis molotov e assistiu TV por duas horas e meia.
Em seguida, cobriu o corpo da mãe com um lençol e foi dormir. Já no dia seguinte, ele colocou velas em torno do corpo dela e foi para seu próximo plano: assassinar Justin Trudeau.
Três armas, munições, 12 coquetéis molotov, material de acampamento e um mapa com instruções para chegar à casa do primeiro-ministro, em Ottawa, foram encontrados no carro de Grantham.
O ator teria mudado de ideia e cogitou massacres na Ponte Lions Gate de Vancouver e na universidade que estudava, mas acabou desistindo e indo confessar os crimes em uma delegacia.
O corpo de Barbara Waite foi achado no dia seguinte ao crime, pela filha dela, Lisa Grantham. A irmã do ator foi ao local após a mãe não responder às suas mensagens e nem atender ao telefone.
"Como posso confiar em qualquer pessoa após o meu único irmão executar a minha mãe com ela de costas?", afirmou ao depor no julgamento do irmão.
Os promotores disseram que, ao confessar os crimes, o ator afirmou que se sentia sem esperanças e com impulsos violentos, além de ideias suicidas e crises de ansiedade. A audiência será retomada na próxima semana.
Carreira na TV
Em Riverdale, Ryan Grantham viveu Jeffery Augustine, um adolescente que matou o pai de Archie Andrews, protagonista da série, em um acidente de carro. Na série, o pai do menino tenta levar a culpa para assumir as consequências do crime. Ryan também participou da série Supernatural, onde viveu Todd, e interpretou Rodney James no primeiro filme de Diário de Um Banana.