Ator ignorado pela TV há 10 anos ressurge para cobrar direito: “Não é favor”
Felipe Martins foi galã na Globo e fez obras importantes na Record antes de ficar recolhido na serra fluminense
Sumido da teledramaturgia desde a série ‘Milagres de Jesus’, de 2014, quando interpretou Isaac, o ator Felipe Martins reapareceu em vídeo numa rede social.
“Sou ator, profissional de teatro, cinema, televisão, dou aulas de interpretação e venho aqui me juntar a todos os atores, todas as pessoas que têm dignidade, para colocar: não é favor, é direito. Pagar é um direito, receber é um direito, ok? Vamos à luta, obrigado.”
Apesar de não ter postado texto para explicar a gravação, conclui-se que o artista se refere à reivindicação de sua classe pelo pagamento por direito de imagem no caso de reprises na TV, como as que acontecem no Canal Viva, pertencente à Globo.
Recentemente, eclodiu um movimento na internet para reclamar dos valores baixos e o atraso nos pagamentos. Mateus Solano e Maria Zilda estão entre os que se manifestaram para cobrar melhores condições. “Direito autoral não é favor.”
Aos 63 anos, Felipe Martins mora sozinho em ampla casa em Teresópolis, região serrana do estado do Rio. Sem papéis na TV, dedica-se aos palcos e a seus alunos do curso de interpretação.
Em mais de 40 anos na teledramaturgia, fez papéis de destaque, como o Tato de ‘A Viagem’ (1994), atualmente exibida em dois horários no Viva, e o Zé de ‘Vidas em Jogo’ (2011). Nas redes sociais, fãs e amigos pedem seu retorno ao vídeo.