Ator português de novelas da Globo é acusado de drogar e violentar roteirista
Nuno Lopes, de ‘Esperança’ e ‘Senhora do Destino’, nega ter se aproveitado da norte-americana Anna Martemucci
Famoso pelo personagem Murruga na novela ‘Esperança’, no ar na Globo em 2002, o ator lisboeta Nuno Lopes enfrenta acusação de ter drogado e abusado sexualmente da roteirista e cineasta norte-americana Anna Martemucci, também conhecida como A.M. Lukas.
Segundo relato feito por ela, a violência aconteceu em 28 de abril de 2006 em um evento do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York. Nuno informou ter recebido recentemente uma proposta de acordo. Ele teria de pagar “uma quantia monetária para este caso acabar, e um pedido de desculpas”.
O artista, de 45 anos, recusou a oferta. “Jamais drogaria alguém e jamais me aproveitaria de uma pessoa incapacitada, quer por excesso de álcool ou por influência de quaisquer outras substâncias. Nem hoje nem há 17 anos”, afirma em comunicado.
“Espero que este caso seja prontamente esclarecido e julgado justamente pelas autoridades competentes”, diz. “Nunca terei medo de agir judicialmente contra qualquer pessoa que tente difamar o meu bom nome.” O ator português, que trabalha também como DJ, afirma ter “consciência totalmente tranquila”.
Depois de ser a grande revelação do elenco de ‘Esperança’, aparecendo na capa do disco da novela, Nuno Lopes voltou ao Brasil em 2004 para uma participação rápida em ‘Senhora do Destino’. Desde então, não trabalhou mais no país.
No Brasil, a mulher vítima de qualquer tipo de violência pode ligar para 190 (Polícia Militar) e 180 (Central de Atendimento à Mulher) para receber socorro e orientação.