Atriz deixou instruções sobre restos mortais e proibiu amigos falsos no funeral
Famosa pela série ‘Barrados no Baile’, Shannen Doherty oscilou entre a resiliência e a revolta na reta final de vida
A morte é a única certeza da vida. Mesmo assim, a maioria de nós reluta em aceitá-la pacificamente. O medo de sua chegada causa angústia. Aflige tanto os saudáveis quanto os doentes. Esta fragilidade demasiada humana não foi diferente com Shannen Doherty, a Brenda de ‘Barrados no Baile’.
A atriz usou seu podcast ‘Let’s be Clear’ (Vamos ser sinceros, em tradução livre) para comentar a respeito do fim iminente. Ela combateu um câncer e metástases por quase uma década até morrer aos 53 anos no sábado, 13 de julho.
“Quero que (meus restos mortais) sejam misturados com os do meu cachorro e do meu pai. Não quero ser enterrada”, avisou. A artista pediu que as cinzas sejam usadas para cultivar árvores em Malibu, região litorânea onde morava, a oeste de Los Angeles.
Em desabafos ao microfone, Shannen sinalizou o desejo de não ter amigos falsos diante de seu caixão. “Tem muita gente que eu acho que apareceria que eu não quero lá”, disse. “Eles realmente não gostam de mim... não gostam o suficiente para aparecer no meu funeral.”
A atriz deu a entender que pessoas iriam à cerimônia de despedida apenas interessadas em mídia ou por remorso. Ao longo da carreira na TV, ela se desentendeu com alguns colegas, incluindo Jennie Garth, a Kelly de ‘Barrados no Baile’, e Alyssa Milano, de ‘Charmed’.
Segundo o Celebrity Net Worth, portal que monitora o patrimônio de famosos, Shannen Doherty possuía 5 milhões de dólares (equivalentes a R$ 27 milhões) em imóveis e investimentos. Nos meses anteriores à morte, ela vendeu propriedades e nomeou a mãe, Rosa Elizabeth, de 76 anos, como principal herdeira. A atriz lamentou não ter tido filhos.
Seu último relacionamento conhecido foi com o fotógrafo Kurt Iswarienko, de quem se separou em 2023 após 12 anos. Alegou a descoberta de uma traição para pedir o divórcio. Nas derradeiras semanas de vida, ela reclamou da dificuldade de conseguir um namorado que topasse uma mulher “com prazo de validade”.
No fim de 2023, em entrevista à revista ‘People’, Shannen Doherty demonstrou desespero diante da proximidade da morte. “Não quero morrer... Não acabei de viver. Não acabei de amar. Não acabei de criar coisas. Não acabei de mudar as coisas para melhor.”
A última foto da atriz na imprensa foi tirada em 16 de junho, quando passeou com um amigo, o corretor de imóveis Chris Cortazzo, perto de sua casa. Ela estava em tratamento paliativo após o câncer que inicialmente afetou uma mama ter se espalhado ao cérebro e a alguns ossos.