Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz que acusou Fernanda Torres pode ser desclassificada do Oscar; entenda

Atriz que acusou Fernanda Torres de difamação pode ser retirada da categoria de Melhor Atriz do Oscar; saiba como isso é possível

30 jan 2025 - 10h54
Compartilhar
Exibir comentários
Atriz que acusou Fernanda Torres pode ser desclassificada do Oscar; entenda
Atriz que acusou Fernanda Torres pode ser desclassificada do Oscar; entenda
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

O caos se instaurou na corrida pelo prêmio de Melhor Atriz no Oscar de 2025. É que a atriz candidata ao prêmio Karla Sofía Gascón, protagonista do filme Emilia Pérez, acusou Fernanda Torres de montar uma equipe para disparar comentários maldosos ao seu respeito. A fala rapidamente viralizou na internet e diversos fãs ao redor do mundo estão exigindo a desclassificação da artista trans.

"Em nenhum momento, [alguém] me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de 'Emilia Pérez'. Isso fala mais deles e de seu filme ['Ainda Estou Aqui'] do que do meu", disse a atriz espanhola em uma entrevista recente à Folha de S. Paulo. Mas a pergunta que não quer calar é:

Karla Sofía Gascón será desclassificada do Oscar?

As regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, em inglês), responsável pela concessão da estatueta, são sisudas. Há uma cláusula que fala sobre a comunicação dos participantes dos filmes. 

"Membros, empresas cinematográficas e indivíduos diretamente associados a um filme elegível devem estar cientes do impacto que suas comunicações públicas podem ter, direta ou indiretamente, na promoção de um filme, performance ou conquista, bem como no processo de premiação", diz o regulamento. Em um dos tópicos de proibições, é citado: "Você não pode tentar incentivar outros membros a votar ou não votar em qualquer filme ou conquista".

Ou seja, Karla desrespeitou o regulamento da academia ao dizer que a Sony Pictures, produtora de Ainda Estou Aqui, estaria fazendo uma campanha de difamação. As regras seguem falando sobre as possíveis punições que um candidato a estatueta pode levar em caso de descumprimento:

"Caso qualquer atividade promocional seja considerada uma violação dessas normas, poderá adotar medidas corretivas ou impor penalidades para proteger a reputação e a integridade do processo de premiação", diz o documento.

Proibições

A Academia lista uma série de punições que podem ser aplicadas a quem desrespeitar o regulamento. Dentre elas, está a desclassificação e até mesmo a expulsão do membro da Academia.

  • Suspender ou revogar privilégios de correspondência e comunicações
  • Revogar privilégios para participar de eventos da Academia
  • Desqualificar um filme, performance ou conquista para consideração de prêmios
  • Rescindir uma indicação ao Oscar
  • Revogar privilégios de voto
  • Suspensão da adesão à Academia
  • Expulsar um membro da Academia

O outro lado

Apesar da possibilidade, internautas descobriram que a entrevista dada por Karla foi realizada no dia 21 de janeiro, dois dias antes do anúncio das indicações. Ou seja, mesmo insensível, o comentário ocorreu antes da corrida pela estatueta.

Nesta quarta-feira (29), a atriz se retratou por sua fala e exaltou a artista brasileira: "Nos meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais, algo que, infelizmente, ainda vivencio. Fernanda tem sido uma aliada incrível".

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade