Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ayrton Senna foi assassinado? Entenda a teoria por trás da morte do piloto

Saiba o que diz a conspiração que acredita que Ayrton Senna foi assassinado no dia primeiro de maio de 1994; veja

2 dez 2024 - 16h14
Compartilhar
Exibir comentários
Ayrton Senna foi assassinado? Entenda a teoria por trás da morte do piloto
Ayrton Senna foi assassinado? Entenda a teoria por trás da morte do piloto
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Neste ano, completou 30 anos do falecimento do eterno Ayrton Senna, que perdeu a vide em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino da Fórmula 1. A barra da direção de sua Williams FW16 quebrou e o carro bateu direto na barreira da curva Tamburello, o que fez o astro ser dado como morto horas após o acidente. Mas o que poucos sabem é que há fãs crentes em uma Teorias da Conspiração que afirma que o eterno ídolo foi vítima de um assassinato.

Ayrton Senna foi assassinado?

As pessoas que acreditam nesse cenário dizem que Senna não foi vítima de complicações encefálicas devido à grave batida, mas sim que ele levou um tiro na cabeça um pouco antes de perder o controle do carro. Há, inclusive, um vídeo que mostra o capacete do piloto perfurado por uma bala.

A teoria ainda diz que um sniper estava posicionado na curva Tamburello, onde seria mais fácil de acertar o tricampeão já que ele teria que diminuir a velocidade para passar pelo local. No vídeo de pouca qualidade, é possível ver uma luz muito rápida indo em direção à cabeça do piloto, o que supostamente seria o momento do disparo. 

As pessoas que embasaram a teoria também dizem que as mãos de Senna não estavam se mexendo na hora do impacto, o que simboliza que - aparentemente - ele não perdeu o controle do carro, mas sim morreu instantaneamente na hora que foi acertado pela bala. O vídeo, porém, não explica os motivos que levaram alguém a assassinar o astro.

Acervo
Acervo
Foto: Contigo

Real motivo da morte

Segundo o médico que socorreu o tricampeão, o italiano Alessandro MisleySenna faleceu no momento do acidente. "Infelizmente, a situação logo se transformou em dramática, porque Ayrton teve lesões na cabeça, na cervical e na base do crânio. Instantaneamente, ele ficou inconsciente. Os sinais vitais estavam alterados. Todas as condições não indicavam nada de bom. Tinha saído sangue da boca e do nariz, e, infelizmente, havia matéria cerebral [espalhada]. Ainda assim, fizemos várias tentativas de aspiração, ventilação e oxigenação", afirmou ele à imprensa neste ano.

Segundo ele, o "furo" difundido pela teoria na verdade se trata de uma parte da barra de suspensão que perfurou o capacete. O real motivo da morte de Senna foi uma fratura na base do crânio gerada pelo brutal impacto da batida. Ou seja, se não houvesse essa fratura grave, existiria uma chance do piloto ainda estar vivo.

"De fato, um pedaço da suspensão entrou pelo no capacete e provocou uma lesão a nível frontal de poucos centímetros, o que, claro, não é inócuo. Mas, com certeza, não foi esse o problema a provocar a morte de Senna. A morte de Senna foi provocada pela fratura da base do crânio, devido ao forte impacto causado pela desaceleração. A lesão da barra de suspensão é secundária e não letal. [Se fosse só ela], Senna estaria vivo", disse o médico.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade