Bill Lee, pai e compositor dos filmes de Spike Lee, morre aos 94 anos
O compositor e baixista de jazz Bill Lee, pai de Spike Lee, faleceu nesta quarta (24/5) em Nova York, aos 94 anos. Bill compôs as trilhas sonoras dos filmes do diretor antes de uma briga entre eles encerrar a parceria profissional. O vencedor do Oscar confirmou a informação em seu Instagram, compartilhando um link para o obituário dele no jornal americano New York Times.
Bill Lee gravou participações em mais de 250 álbuns e trabalhou com astros como Bob Dylan, Aretha Franklin, Duke Ellington, Simon & Garfunkel e Harry Belafonte. Entre as trilhas que ele fez para o filho, incluem-se "Ela Quer Tudo" (1986) e o sucesso "Faça a Coisa Certa" (1989).
Mas logo após "Mais e Melhores Blues" (1990), o desentendimento entre pai e filho interrompeu a relação profissional. Em 1992, Spike Lee revelou à revista Esquire que eles "não podiam mais colaborar juntos" e mencionou ter dificuldades em se entender com a segunda esposa do pai, Maria. A primeira esposa, Jacquelyn (a mãe de Spike), faleceu em 1976.
Meses antes, Bill foi preso por posse de heroína e solicitou um empréstimo ao filho, mas Spike recusou. Por conta disso, Bill afirmou que não possuía mais nenhum vínculo com seu filho. "Não nos falamos há dois anos", disse. O músico ainda comentou que se sentia grato por ter sido preso. "Isso me despertou. Entorpecentes não faziam parte da minha vida até que eu completasse 40 anos", revelou. "As pessoas lembram de você pelo trabalho que você realiza", acrescentou.
Segundo Spike Lee, seu filme "Uma Família de Pernas pro Ar" (1994) era "muito, muito, muito vagamente baseado" em sua infância ao lado de seu pai. Seus irmãos Cinqué e Joie, que trabalharam juntos na série "Ela quer Tudo" (2017) contribuíram com o roteiro daquele filme, estrelado por Alfre Woodard ("Annabelle") e Delroy Lindo ("O Núcleo: Missão ao Centro da Terra") como pais de cinco filhos no Brooklyn, Nova York, em 1973. Quando o pai perde seu emprego, suas vidas se tornam complicadas.
Em 2009, Spike e Bill se encontraram publicamente em uma exibição comemorativa de 20 anos do filme "Faça a Coisa Certa" no New York City's Directors Guild of America Theater, na cidade de Nova York, onde chegaram a posar juntos no tapete vermelho. Eles se reuniram novamente para um evento de comemoração do 25º aniversário do filme, realizado no Teatro Harvey da Academia de Música do Brooklyn em 2014.
Spike Lee publicou uma homenagem ao pai no Instagram, ao lado de uma foto dos anos 1960, em que ele aparece ao lado de Bob Dylan. "Meu pai, Bill Lee, tocou baixo na música clássica de Bob Dylan, 'It's All Over Now, Baby Blue', em seu álbum 'Bringing It All Home'. Esta manhã, 24 de maio, meu pai fez sua transição. Hoje também é a data de nascimento de Bob Dylan. Hoje também é a data de nascimento de Jackson Lewis Lee, que é meu filho e de Tonya Lewis Lee, irmão de Satchel Lee e neto do papai. Também devo dar amor à nossa irmã Tina Turner, que nos deixou hoje em 24 de maio de 2023. Meu Deus. Que dia. A família Lee agradece a todos por suas sinceras condolências".