Brad Pittt revela diagnóstico de doença que causa "cegueira facial”
Em entrevista o galã afirmou que, por causa da doença, as pessoas podem vê-lo como "egocêntrico, distraído e inacessível”
O ator Brad Pitt, de 58 anos, afirmou que sofre de uma doença rara e incurável, a prosopagnosia. O distúrbio causaria uma espécie de "cegueira facial” , que faz os pacientes terem dificuldades em se lembrar das pessoas.
Em entrevista à GQ, o vencedor do Oscar afirmou que gostaria de conhecer mais pessoas com essa doença. "Ninguém acredita em mim! Quero conhecer outros", disse ele, que não recebeu um diagnóstico médico oficial.
A condição neurológica cria uma incapacidade de reconhecer rostos. Existem diferentes graus da doença, nos mais elevados, os pacientes não conseguem diferenciar uma face de um objeto.
O astro declarou que sente vergonha quando não consegue se lembrar do rosto de uma pessoa. Por esse problema, ele avalia que as pessoas podem vê-lo como "egocêntrico, distraído e inacessível”.
A doença pode provocar uma aversão a encontros sociais, por isso Pitt diz que sente vontade de ficar em casa. As pessoas também podem ter dificuldade em reconhecer os próprios familiares e amigos próximos. Nesse caso, eles associam essas pessoas com a voz, roupas ou atributos físicos únicos.
"De vez em quando, alguém me dá um contexto e eu digo: 'Obrigado por me ajudar'", contou o ator.
O ator afirmou que tentou negar sua condição, mas isso "irritava mais pessoas". Como não recebeu esse diagnóstico oficial, o ator recebeu um pedido para ser examinado por um neurocientista da Universidade Carnegie Mellon, que fica nos Estados Unidos.