Ele ou ela? Robô no Twitter corrige gênero de Caitlyn
Perfil @she_not_he responde usuários que utilizam o pronome masculino para se referir a Caitlyn Jenner
"Eu sou um robô que educadamente corrige usuários do Twitter que erram o gênero de Caitlyn Jenner em seus tuítes. Eu posso cometer erros lendo seu tuíte! Sou só humano (só que não)."
Assim se apresenta o perfil @she_not_he ("ela, não ele"), que até o fechamento desta reportagem já havia corrigido 1311 tuítes que se referiram a Jenner pelo gênero masculino - e o número não para de crescer.
Siga Terra Diversão no Twitter
Além de estampar a capa da revista Vanity Fair com a frase "Me chame de Caitlyn Jenner", a transgênera norte-americana lançou novas contas nas redes sociais com a identidade atual nesta segunda-feira.
A exemplo da enteada Kim Kardashian, com quem divide holofotes em um reality show na TV americana, a nova Jenner também "quebrou a internet": alcançou um milhão de seguidores no Twitter em quatro horas, quebrando um recorde que até então era de Barack Obama.
Desde então, o perfil automático @she_not_he usa um algoritmo que corrige usuários que optarem (em inglês) pelo pronome masculino em tuítes sobre Jenner. Seus alvos vão desde pessoas que cometem erros genuínos a usuários que têm feito piadas maliciosas.
Sempre que identifica a palavra "ele" associada a Caitlyn, o robô responde ao usuário com uma piadinha seguida do bordão: "É ela, não ele".
A BBC Brasil procurou seu nome no mais tradicional site sobre origens de nomes do mundo e, sim, Cailtyn é um nome feminino.
Kardashians
Em abril, Jenner tornou sua transexualidade pública. Nos últimos anos, sua persona masculina - Bruce Jenner - ficou famosa pela participação no reality show estrelado por suas filhas adotivas, Keeping Up with the Kardashians .
"Estou tão feliz depois dessa longa jornada para viver quem eu realmente sou. Bem-vinda ao mundo, Caitlyn" foi seu primeiro tuíte.
A foto da capa da revista Vanity Fair , tirada pela consagrada fotógrafa Annie Leibovitz, é parte de um especial em que Jenner fala sobre sua transição de gênero e sobre como foi a reação de sua família.
Em uma longa entrevista, ela descreve o "carrossel de emoções" que vem vivendo desde que decidiu mudar de sexo. "Se estivesse em meu leito de morte e tivesse de manter esse segredo, estaria pensando: você desperdiçou toda a sua vida", disse.
Ainda com a identidade masculina, Jenner foi casada com Kris Kardashian e participou do reality que tornou a família famosa. Kim Kardashian e outros familiares, assim como os filhos de Jenner, já haviam demonstrado apoio a Jenner em suas redes sociais.
"Seja feliz, fique orgulhoso, viva a vida do SEU jeito", tuitou Kim.
Jenner foi um campeão olímpico de atletismo nos anos 70, ganhando uma medalha de ouro na Olimpíada de Montreal (1976) no decatlon.