Caso Kayky Brito: resumo do acidente e o que se sabe até agora
Ator foi atropelado na Barra da Tijuca na noite do dia 2 de setembro e segue internado, mas com quadro estável
Cerca de dez dias após o acidente que o deixou em estado grave, o ator Kayky Brito, de 34 anos, já respira sem ajuda de aparelhos. Segundo informações atualizadas do Hospital Copa D'Or, onde ele está internado, Kayky está estável, sob cuidados intensivos e realizando reabilitação respiratória e motora.
O intérprte de Bernadete, na novela Chocolate com Pimenta, foi atropelado no dia 2 de setembro, no Rio de Janeiro. O acidente aconteceu por volta de 1h08, na Avenida Lucio Costa, no número 4.700, próximo ao condomínio Barra Bela. Kayky foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul da cidade. Posteriormente, ele foi encaminhado ao Hospital Copa D'Or.
Resumo
- Acidente envolveu Kayky Brito e motorista de aplicativo Diones Coelho da Silva, que o atropelou;
- Além do motorista, o carro levava duas passageiras, uma mulher e uma criança;
- A mulher prestou depoimento e disse que Diones trafegava dentro do limite de velociade;
- Bruno de Luca estava com o ator momentos antes do acidente, mas deixou o local após o atropelamento;
- Último boletim médico divulgado afirma que o quadro do ator está estável.
Quem é Kayky Brito
Kayky Brito nasceu em São Paulo, em 1988. Ele estreou como ator aos 10 anos, em uma peça musical. Em 2000, ele foi escalado para atuar na novela Chiquititas, do SBT.
Dois anos depois, em 2002, ele foi o protagonista da novela Beijo do Vampiro, na Rede Globo, no papel de Zeca. Na emissora, o ator participou de outras novelas: Chocolate com Pimenta, Malhação, As Filhas da Mãe e Alma Gêmea, entre outras. Na Record, ele esteve em Gênesis, de 2021.
No cinema, Kayky atuou em filmes como Cidade dos Homens 2 e Até que a Sorte nos Separe 2. E, além da carreira como ator, ele também fez trabalhos como modelo e chegou a lançar um disco homônimo.
O ator é casado com a empresária Tamara Dalcanale, com quem teve um filho, Kael. A outra parte da família inclui sua irmã, a também atriz Sthefany Brito; Sandra Brito, sua mãe; e Joseph Brito, seu padrasto. Estes últimos, inclusive, sofreram um grave acidente de carro no final de julho.
Como foi o acidente?
O atropelamento aconteceu na madrugada do sábado, 2 de setembro, por volta da 1h08, na Barra da Tijuca. O ator foi atingido por um carro na Avenida Lúcio Costa, e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul.
O motorista de aplicativo que conduzia o veículo estava a serviço e levava uma passageira e uma criança. Após o acidente, ele foi encaminhado à 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado.
Segundo as investigações, Kayky estava com amigos no quiosque Dona Maria, no Posto 6, pouco antes do acidente. O ator Bruno de Luca também estava no local. Em certo momento, Kayky deixou o bar para buscar algo em um carro, estacionado próximo à orla.
Quando voltou, ele passou pelo meio dos carros ao atravessar a rua, segundo a polícia. Nesse momento, acabou atropelado pelo motorista de aplicativo, que vinha do Recreio em direção à Barra, na faixa da esquerda. A polícia ainda não sabe se o homem estava dirigindo acima da velocidade máxima permitida.
Qual o estado de saúde de Kayky Brito?
No dia do acidente, o Hospital Miguel Couto, primeiro que recebeu o ator, respondeu apenas que o estado era grave. Segundo informações de O Globo, Kayky teve politrauma corporal e traumatismo craniano.
O quadro evoluiu nesses primeiros dez dias de internamento. O último boletim médico emitido pelo Hospital Copa D’Or, para qual o ator foi transferido, indicou que Kayky continuava estável e sob cuidados intensivos. O comunicado ainda informou que ele está passando por reabilitação respiratória e motora.
Investigação e depoimentos
Em depoimento à polícia, o motorista que atropelou o ator afirmou que Kayky cruzou a pista correndo e repentinamente. Ele contou ainda que tentou desviar, jogando o veículo para a faixa da direita, mas não conseguiu evitar a colisão.
• A passageira que estava no veículo disse à polícia que o motorista estava dentro do limite de velocidade da via, que é de 70 km/h.
• O funcionário do quiosque onde o artista e o amigo Bruno de Luca estavam, Edivan Martins, alegou em juízo que os dois não pareciam alcoolizados.
O depoimento mais polêmico foi o do ator Bruno de Luca. O amigo de Kayky disse que não sabia que ele era a vítima do atropelamento, pois já tinha se despedido do amigo e entrado no bar para pagar a conta quando o acidente aconteceu. Apesar de imagens mostrarem o desespero de Bruno, ele afirmou que se desesperou ao ver uma pessoa sendo arremessada para o alto. Ele alegou ter "pavor de acidentes".
O que falta descobrir?
A investigação ainda não determinou a velocidade exata do carro no momento da colisão. Essa informação pode ajudar a determinar se o motorista é ou não culpado pelo acidente.
Bruno De Luca estava com Kayky Brito?
No depoimento, o ator Bruno de Luca contou que os dois estavam na casa dele falando sobre uma peça que queriam fazer juntos e por volta das 22h resolveram ir até um quiosque para beber. Os dois teriam usado o carro de Bruno para ir até o local e combinado de voltar usando carros de aplicativo.
Bruno de Luca afirmou ainda que, antes da meia-noite, Kayky se despediu e virou as costas, mas não sabe o que ele foi fazer no carro. Ele contou que foi para casa, não sabe como, e deixou o seu carro próximo ao quiosque. Já em casa, Bruno disse que mandou uma mensagem para comentar sobre o acidente com Kayky, pois achava que ele também tinha visto.
Duas testemunhas e novas imagens do momento do acidente confrontam a versão do ator. Nelas, é possível ver a reação de Bruno no momento do acidente. As imagens evidenciam que o apresentador não prestou socorro ao amigo.
As investigações ainda não responderam se Bruno de Luca realmente omitiu socorro a Kayky Brito.
"O apresentador Bruno de Luca já prestou declarações às autoridades do que efetivamente se passou com ele no momento do acidente. Sua preocupação agora é acompanhar a evolução do quadro de saúde de Kayky Brito", disse, em nota enviada ao Fofocalizando, do SBT, o advogado de Bruno de Luca, no dia 11 de setembro.
Bruno De Luca e Kayky usaram drogas?
Na internet circula o boato que os amigos estariam sob o efeito de drogas, o que explicaria o comportamento estranho. O delegado Ângelo Lages, responsável pelo caso, afirmou a um programa de TV que os atores não haviam usado substâncias ilícitas, e ingeriram apenas bebidas alcoólicas.
O que aconteceu com o motorista?
O motorista de aplicativo Diones Coelho da Silva, que atropelou o ator Kayky Brito, chegou a gravar um vídeo falando sobre como o atropelamento impactou a sua vida.
"Não tenho conseguido dormir direito por tudo que está acontecendo. E torcendo muito para que o Kayky saia dessa logo, se recupere e volte pra família, pro seu filhinho. É o que mais quero, que eu também sou pai, tenho dois filhos. Então, eu desejo, do meu coração", desabafou.
Sem poder trabalhar porque teve seu carro danificado, o condutor chegou a pedir ajuda para resolver as pendências do veículo e, assim, poder voltar às ruas. Ele abriu uma vaquinha virtual para bancar as despesas. As doações chegaram a mais de R$ 176 mil na sexta-feira, 8, ultrapassando a meta inicial de R$ 30 mil. O motorista disse que pretende reverter o dinheiro excedente em ajuda para outras pessoas.
Na última segunda-feira, 11, ele também recebeu um carro para trabalhar. Nas redes sociais, o motorista informou que uma operadora de transporte de passageiros emprestou a ele um veículo, até que seu carro próprio seja consertado.