Caso Klebim: o que explica prisão do influencer por fazer rifas
Youtuber, que faz rifas de carros de luxo, foi preso por suspeita de participação em jogos de azar e lavagem de dinheiro'
O youtuber Kleber Moraes, conhecido como "Klebim", foi preso no início da semana suspeito de associação criminosa para jogos de azar e lavagem de dinheiro. Com mais de um milhão de seguidores no canal 'Estilo DUB', ele é conhecido por fazer rifas de carros de luxo, que eram vendidas aos seus seguidores.
A investigação da qual Klebim é alvo mira a realização ilegal desses sorteios, que, segundo investigação, não passavam pela aprovação da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia (Secap/ME). O advogado Fabio João Turnes, que atua há 20 anos com consultoria para legalização de sorteios e promoções comerciais, explica que é preciso ter CNPJ e uma empresa regularizada para pedir autorização do governo.
"Você apresenta seu plano de operação e eles analisam. Depois te dizem se está tudo certo ou se precisa modificar algo dentro do que a lei exige", explica o advogado.
Também é necessário pagar impostos ao governo federal para realizar os sorteios. A taxa de fiscalização para a Secap é paga antes do sorteio. Já depois do que for feito, é preciso recolher 20% do Imposto de Renda sobre o valor do prêmio que está sendo oferecido. São vários tipos de sorteios possíveis: sorteio comercial; sorteio com base nos números da Loteria Federal; bilhete premiado; raspadinha; e, ainda, concurso.
A pessoa ou empresa que decidir realizar um sorteio ou rifa sem seguir os passos acima está cometendo crime de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, ainda segundo o advogado especialista. Além disso, todos os itens devem ter autorização legal para serem sorteados, independentemente do valor.
A forma mais fácil de denunciar algum tipo de fraude é através das polícias Militar e Civil.
'Marketing fraco'
Para participar da maioria dos sorteios ofertados por influencers digitais, é preciso seguir algumas contas parceiras, curtir o post e comentar. Na opinião de Liliane Ferreira, consultora de marketing digital de grandes marcas, sorteios e rifas de bens de consumo genéricos, como celulares, por exemplo, são uma "estratégia de marketing fraco" e não dão retorno algum para o digital influencer.
"Você atrai por meio de sorteio um monte de gente que não tem nada a ver com seu perfil. Nunca vai interagir, mas o pessoal acha o máximo ter um número grande de seguidores", opina Liliane. "O pessoal se ilude muito com números".
Para ela, a principal dica é que o prêmio tenha a ver com o segmento do perfil que estará promovendo. "Se um perfil de viagem, sorteia uma mala, viagem para algum lugar", exemplifica. "É preciso pensar em seu público e em sua própria reputação", conclui.