"Casos de Família" sai do ar após 18 anos
Um dos programas mais polêmicos do SBT, "Casos de Família" vai sair do ar no dia 7 de setembro, após mais de 18 anos. Em nota divulgada nesta terça-feira (23/8), a emissora informou que as gravações serão suspensas ainda esta semana.
Telegráfico, o comunicado deixou em aberto uma eventual retomada da atração no ano que vem.
"A emissora informa que o programa poderá voltar em 2023, com nova temporada e novas histórias. Vale lembrar que a apresentadora Christina Rocha permanecerá contratada do SBT. No horário da atração serão exibidas novelas. Casos de Família ficará no ar até 7 de setembro".
A suspensão do programa coincide com o início do programa eleitoral gratuito na televisão. Mas seu fim já era ventilado devido aos baixos índices de audiência.
No ar desde maio de 2004, a atração foi apresentada até 2009 por Regina Volpato, e, desde então, conta com Cristina Rocha em seu comando.
Ele foi criado numa época em que barracos davam boa audiência na TV. Cada edição era baseada em conflitos diferentes entre membros da mesma família, vizinhos e até no ambiente de trabalho, e muitas vezes incluía gritos, xingamentos e briga generalizada entre os participantes. Mas também teve distribuição de beijos em desconhecidos por casais brigados.
Além dos convidados, a plateia também participava ativamente do programa com opiniões e perguntas sobre as histórias relatadas.
Apesar do climão garantir a audiência, a justificativa do programa para se basear em conflitos era orientar e até mesmo solucionar os casos apresentados, contando com a participação de um psicólogo.
Mas a produção também era questionada pela autenticidade dos relatos. Frequentemente, participantes do "Casos de Família" eram vistos em outros programas, como "Programa do Ratinho" no SBT e "Você na TV" e "Teste de Fidelidade" da RedeTV!.
Por outro lado, uma edição do programa terminou com Christina denunciando à polícia um agressor confesso da esposa. Mas, como um autêntico relato de mundo cão, a esposa não quis dar prosseguimento à acusação.