Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chica, Xica ou Sheeka? Norte-americana viraliza no TikTok com nome inspirado em Xica da Silva

Sheeka Sanahori conversou com o 'Estadão' enquanto visitou o Brasil em busca das origens da figura histórica que foi adaptada em diversas obras

11 jul 2024 - 14h43
Compartilhar
Exibir comentários

A jornalista Sheeka Sanahori, de Atlanta (EUA), viralizou no TikTok após revelar a história sobre seu nome, que é inspirado na personagem interpretada por Zezé Motta no filme Xica da Silva (1976). Seus pais assistiram ao longa enquanto esperavam pela bebê e decidiram batizá-la com uma grafia adaptada foneticamente para os norte-americanos pronunciarem o nome da maneira correta.

"Xica da Silva", campeão de bilheteria em 1976.
"Xica da Silva", campeão de bilheteria em 1976.
Foto: Divulgação / Estadão

Ela então se interessou pela história real de Francisca da Silva, escrava alforriada que viveu em Diamantina (MG) nos anos 1700, e decidiu visitar a cidade mineira para aprender sobre as origens dessa figura histórica.

A trajetória de Francisca foge do comum. Ela manteve um longo relacionamento com o rico contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira - fato raro na era de exploração das pedras preciosas -, tendo com ele treze filhos. A mulher morreu em 1796 e sua história caiu em esquecimento até ser revisitada por diversos autores em romances, peças de teatro, poemas e também no cinema e na televisão, incluindo uma telenovela estrelada por Taís Araújo.

Durante o passeio pela antiga casa de Francisca, Sheeka se surpreendeu ao encontrar um jardineiro com o nome de um astro da música. "Achei uma grande coincidência ter conhecido John Lennon na casa da Xica da Silva! Só descobri depois de postar meu TikTok que existem muitos brasileiros com nomes de famosos. Se for do interesse do John, espero que um dia ele visite Liverpool, no Reino Unido, assim como eu visitei Diamantina!", diz a criadora do vídeo viral que se aproxima das 40 mil visualizações.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade