Cinzas, heroína e polêmicas: Courtney Love completa 50 anos
Courtney Love completa 50 anos nesta quarta-feira (9). A cantora ganhou muita notoriedade por conta de seu marido, o músico e líder do Nivana, Kurt Cobain. Eles começaram a namorar em 1991, e casaram-se em 24 de fevereiro de 1992. na praia de Waikiki em Honolulu, Havaí.
Juntos, tiveram uma filha, Frances Bean Cobain, nascida em 18 de agosto de 1992. Em abril de 1994, Kurt Cobain cometeu suicídio na casa da família em Seattle, nos Estados Unidos.
A fama, porém, não vem por seu marido, mas também por sua carreira musical. Ela fez sucesso com a banda Hole, formada em 1989. Pretty On The Inside (1991), primeiro álbum da banda, foi aclamado pela crítica e garantiu o sucesso dos dois seguintes, Live Through This (1994) e Celebrity Skin (1998).
Durante sua vida, Courtney Love não foi só música e Kurt Cobain. A loira é mundialmente conhecida por suas polêmicas, como cheirar as cinzas do marido morto. Assim, para celebrar o seus 50 anos, o Terra separou dez delas. Confira:
1) Heroína x Gravidez
Na década de 90, a revista norte-americana Vanity Fair fez uma entrevista com Courtney Love, em que ela afirmava que usou heroína durante o primeiro trimestre da gravidez de Frances Bean. Na época, a loira negou veementemente a informação, mas isso não foi suficiente e Love e Cobain perderam a guarda da filha em suas duas primeiras semanas de vida. A Justiça alegava que o uso de drogas os tornava inaptos para criar a menina. A irmã de Courtney, Jamie, ficou com a criança por um tempo.
2) Conspiração
Kurt Cobain se matou com um tiro na cabeça em 1994. Ninguém tem dúvidas disso, ou melhor, quase ninguém. Diversas teorias conspiratórias dão conta de que a cantora foi a responsável pela morte do marido. Um detetive chamado Tom Grant, por exemplo, garante que o bilhete de adeus deixado pelo líder do Nivana foi forjado e alguém atirou nele. O documentário Kurt e Courtney (1998), de Nick Broomfield, também levanta a hipóstese de que Courtney teria mandado matar o marido. Tudo não passa de muita imaginação.
3) Cheirar cinzas
Courtney era completamente louca por Kurt Cobain e sua morte causou grande sofrimento para a cantora. O site Radar Online contou que o jornalista Neil Strauss afirmou que, durante uma entrevista com Courtney, ela sugeriu que eles fizessem uma pausa e cheirassem as cinzas do vocalista do Nivana. "Ela falava sério quando fez a sugestão. Disse que ofereceria as cinzas dele para mim primeiro. Mas a ideia acabou, porque eu não uso cocaína", contou.
5) Guarda da filha
Courtney Love perdeu a guarda da filha outra vez, além de quando a menina tinha apenas duas semanas de vida. Em 1999, já viúva de Cobain, ela perdeu o direito de novo. A Justiça alegava que a cantora não estava apta a criar a menor de 17 anos, e transferiu sua guarda para Wendy O'Connor e Kimberly Dawn Cobain, respctivamente mãe e irmã do líder do Nirvana. Irritada, ela xingou Frances Bean no Facebook e piorou tudo. A Justiça acabou proibindo que ela tivesse qualquer contato com a menina.
6) Direitos Autorais
Desde a morte de Cobain, em 1994, há uma disputa pelos direitos autorais do Nirvana, cheia de troca de farpas para todos os lados. Em uma das batalhas judiciais mais famosas, está uma contra Dave Grohl e Krist Novoselic. A cantora queria impedir que a faixa You Know You're Right fosse lançada. A música foi uma das últimas gravadas pelo ex-marido. A disputa durou quase dez anos e os ex-integrantes venceram.
O principal alvo de Love é sempre o líder do Foo Fighters. Em uma declaração, afirmou: "Dave anda por aí como se fosse o cara mais feliz do rock. Na verdade, é um dos maiores sacanas. Ele está tirando o dinheiro da minha filha há anos".
Courtney Love e Dave Grohl finalmente deixaram as desavenças de lado e selaram a paz no palco do Rock And Roll Hall Of Fame, este ano. "Essa é a minha família agora. Irmão Michael, irmão Krist, vovó Wendy, senhor Grohl. David. Só gostaria que Cobain estivesse aqui, ele teria adorado tudo isso", disse a cantora, durante uma homenagem ao ex-marido.
7) Sapatos em Madonna
Em 1995, Madonna dava uma entrevista na entrada do Video Music Awards, premiação da MTV, quando um sapato foi atirado em sua direção. A dona do sapato era Courtney, que interrompeu a entrevista para conversar com a rainha do pop como se fossem amigas.
8) Twitter
Love adora o Twitter e, mais do que isso, adora causar polêmicas por lá. Além de postar fotos em que aparece seminua, ama brigar com algumas celebridades, como a cantora inglesa Lily Allen. "Você é mais viciada que eu em qualquer droga que eu já tenha experimentado", disse. "Não quero levar isso adiante, mas Courtney Love estava me atacando, aqui vai minha resposta. Em retrospecto, tendo lido as atualizações dela no Twitter e achado difícil de decifrá-las, acho que ela está com problemas e precisa de ajuda", respondeu Lily.
Além disso, ela teve problemas com a estilista Dawn Simorangkir. Courtney a chamou de prostituta no Twitter. Como sua "vítima" não gostou do que leu, foi para Justiça e a cantora foi obrigada a pagar mais de US$ 430 mil pelo insulto.
9) SWU
Em 2009, Courtney Love voltou a liderar a banda Hole e se apresentou no festival SWU, em Paulínia (SP), dois anos depois. Além de mostrar os seios, distribuiu patadas. A primeira irritação veio com uma fã, que carregava uma foto de Kurt Cobain. "Olha, eu sei sobre o que é a música. Você não precisa me mostrar essa foto toda hora. É rude e estúpido. Eu mando tirar você daqui", disse. "Eu não preciso ficar vivendo com esse fantasma", completou.
A segunda pedrada foi contra Chris Cornell, que horas antes se apresentou em outro palco. A vocalista pediu que a plateia vibrasse com o anúncio de seus músicos. Quando um dos coros foi mais baixo, se irritou: "esse foi muito fraco. Vão assistir ao show do Chris Cornell".
O desabafo final foi contra seu principal desafeto: Dave Grohl. O ex-baterista do Nirvana e líder do Foo Fighters já travou uma série de brigas judiciais com Courtney por causa dos direitos autorais do grupo após a morte de Kurt Cobain. Courtney soltou o verbo: "Ele tem um monte de dinheiro. Ele não precisa pegar comida da mesa da minha filha (Frances). Eu tenho meu dinheiro. Mas e minha filha? E a mãe do Kurt?", bradou.
10) Malaysia Airlines
Courtney Love publicou em seu Facebook uma imagem apontando uma mancha no mar, em que afirmava que, não era especialista, mas parecia um avião e manchas de óleo. A cantora fazia referências ao Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu no dia 7 de março, duas horas depois de decolar, em Kuala Lumpur. Segundo a cantora, a mancha estava a 1,6km da ilha de Pulau Perak, próximo à Malásia.