Como é o jardim em homenagem a Marielle Franco em Paris
Inaugurado em 2019, espaço fica em área de imigrantes, refugiados e turistas
No 10º arrondissement, na zona norte de Paris, fica o Jardin Marielle Franco, inaugurado em setembro de 2019. Suspenso, o espaço fica em cima de um hotel, ao lado da Gare de l’Est e perto da Gare du Nord, duas das principais estações de trens da capital francesa.
A área com vista privilegiada possui vegetação variada, passeios, bancos, um pequeno playground e uma fonte de água para consumo dos frequentadores.
“O nome deste jardim é uma homenagem a Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, nascida em 1979 no Rio de Janeiro, eleita vereadora da cidade em 2016”, diz texto da prefeitura de Paris.
“Ativista comprometida contra a discriminação racial, pelos direitos das mulheres e das pessoas LGBTQ, ela se define com orgulho como ‘mulher, negra, da favela’. Ela foi assassinada com seu motorista, Anderson Pedro Gomes, em 2018, enquanto lutava contra os abusos da intervenção militar nas favelas.”
O jardim fica em um bairro conhecido pela diversidade. Ali moram parisienses tradicionais e também muitos imigrantes (a maioria de ex-colônias da França na África) e refugiados. Em razão das estações próximas, o local recebe a visita de turistas de passagem.