Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como está a ex-amante de Payet? Psicóloga cita danos graves na saúde mental

Suposta ex-amante de Payet, advogada Larissa Ferrari, denunciou o jogador por agressão física e psicológica; veja

15 abr 2025 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários
Como está a ex-amante de Payet? Psicóloga cita danos graves na saúde mental
Como está a ex-amante de Payet? Psicóloga cita danos graves na saúde mental
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

A advogada Larissa Ferrari, que teve um relacionamento extraconjugal com o jogador Dimitri Payet, fez um boletim de ocorrência alegando ter sofrido agressão física e psicológica do meia do Vasco da Gama. A perícia confirmou os hematomas nessa segunda-feira (14), mas ainda não foi confirmada a origem dos machucados. 

Como está a ex-amante de Payet?

Larissa Ferrari vem mantendo a descrição desde a denúncia. Porém, a psicóloga Andressa Taketa diz que é muito provável que a advogada esteja lidando com as sequelas da relação: "Embora não deixe marcas visíveis, a violência psicológica causa danos profundos à saúde mental, emocional e física da vítima", explicou a profissional à CONTIGO!

Taketa ainda disse que os danos podem ir além do emocional: "Com o tempo, a pessoa afetada perde a vontade de socializar, encontra dificuldade em se concentrar no trabalho, vê sua autoestima destruída e sente como se sua identidade fosse apagada. Essa constante pressão emocional pode levar ao desenvolvimento de ansiedade, depressão e a uma deterioração física geral, incluindo o enfraquecimento do sistema imunológico, deixando a vítima constantemente doente e exausta".

Como identificar uma relação problemática?

A psicóloga também explicou que as vítimas tendem a demorar para perceber que estão vivendo um relacionamento tóxico. Por isso, é importante estar atenta aos sinais: "Quem pratica esse tipo de violência utiliza críticas contínuas, humilhações, comparações depreciativas, desvalorização de conquistas e inversão de responsabilidades para colocar a culpa na vítima. Além disso, isola-a de amigos e familiares, projeta seus próprios erros sobre ela, mantém um controle obsessivo, provoca dúvidas sobre sua percepção da realidade, recorre a chantagens emocionais e profere ameaças implícitas".

Denunciei, e agora?

As consequências de um relacionamento problemático não param no momento da denúncia. Muito pelo contrário, muitas mulheres se sentem feridas e com medo após registrar um boletim de ocorrência. Esses fatores se agravam quando o violentador é uma pessoa famosa.

"A vítima enfrenta o medo de não ser acreditada, a pressão da opinião pública e até possíveis represálias por parte do agressor ou de sua base de apoiadores. Muitas vezes, a vítima teme pela própria segurança e pela privacidade, já que o caso pode atrair intensa cobertura midiática. Além disso, ela pode sofrer com a revitimização ao ser julgada ou questionada sobre suas ações e decisões, enfrentando um processo emocionalmente exaustivo para manter a denúncia e buscar justiça", disse Andressa.

A importância do caso público

Casos como o de Larissa e o jogador servem para conscientizar mais mulheres sobre o assunto: "Muitas vezes, as vítimas sentem vergonha ou medo de relatar o que estão vivendo, mas ao verem situações semelhantes na mídia, começam a perceber que não estão sozinhas e que o que enfrentam também é abuso. Além disso, a discussão ampla sobre esses casos aumenta a conscientização geral da sociedade, permitindo que mais pessoas identifiquem sinais de abuso. Esse conhecimento encoraja as vítimas a buscarem ajuda, rompendo o isolamento que muitas vezes as mantém presas a relacionamentos prejudiciais".

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade