Como está o estado de saúde de Preta Gil? Em tratamento contra câncer, cantora passa por fase delicada após choque séptico
Preta Gil teve choque séptico em meio a tratamento de câncer. Cirurgião oncológico, Dr. Adolpho Baamonde comenta sobre condição grave que ocorre em decorrência da sepse e traz risco de vida.
Preta Gil revelou ter tido choque séptico, causado por uma bactéria que entrou em seu organismo, durante tratamento do câncer, diagnosticado no início de janeiro, que levou ao afastamento das redes sociais. Por isso, a cantora havia deixado de atualizar semanalmente os seguidores sobre seu estado de saúde.
Preta precisou interromper a quimioterapia para tratar algumas sequelas no pulmão decorrentes do quadro. Porém, afirmou estar recuperada. "Foram momentos bem difíceis. Eu passei por momentos delicados, mas graças a Deus, aos meus Orixás, minhas santas, aos médicos que formaram uma equipe impecável, eu estou aqui agora", disse.
Entenda o choque séptico sofrido por Preta Gil
Segundo o especialista em cirurgia oncológica e transplante de órgãos abdominais Dr. Adolpho Baamonde, o choque séptico é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte.
"Em pacientes com câncer que estão em tratamento com quimioterapia, as principais complicações que acontecem são a neutropenia febril (uma condição na qual o paciente apresenta febre e uma queda acentuada no número de células brancas do sangue, o que torna o organismo mais suscetível a infecções), a infecção do trato urinário e a pneumonia (causadas por bactérias que podem infectar o paciente durante o tratamento de quimioterapia), além da infecção do cateter venoso central (ocorre quando bactérias se acumulam no dispositivo utiliz...