Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: acompanhe a escolha do novo papa

Como foram as últimas horas do Papa Francisco? Vaticano revela conversa com enfermeiro

O Vaticano divulgou detalhes sobre as últimas horas de Papa Francisco, que faleceu na madrugada da última segunda-feira (22)

22 abr 2025 - 10h29
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Papa Francisco fez sua última aparição pública no papamóvel durante a Páscoa, agradecendo ao enfermeiro que o incentivou. Faleceu na madrugada de segunda-feira, aos 88 anos, devido a AVC e insuficiência cardíaca.
Papa Francisco
Papa Francisco
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Na Páscoa, Papa Francisco fez sua última aparição pública no papamóvel, agradecendo ao enfermeiro que o incentivou a voltar à Praça.

A tradicional bênção "Urbi et Orbi", realizada por Papa Francisco na manhã do Domingo de Páscoa, marcou não apenas um momento de fé, mas também a despedida pública do Pontífice. Após a celebração, ele surpreendeu os cerca de 50 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro ao circular entre a multidão no papamóvel.

"Obrigado por me trazer de volta à Praça", agradeceu ao seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, que o incentivou a fazer o percurso.

Antes da última aparição do Papa Francisco

De acordo com o Vatican News, o Pontífice e Strappetti revisaram juntos o trajeto do veículo papal no sábado anterior, dia 30 de março.

Na ocasião, o Papa chegou a questionar: "Você acha que eu consigo?", sendo tranquilizado por seu cuidador. A volta, que durou aproximadamente 15 minutos, foi a primeira após a internação e acabou se tornando sua última aparição em vida.

O enfermeiro Massimiliano Strappetti, nomeado assistente pessoal de saúde do Papa em 2022, esteve ao lado do Pontífice durante os 38 dias de hospitalização na Policlínica Gemelli, em Roma, e também o acompanhou 24 horas por dia durante a convalescença na Casa Santa Marta, residência escolhida pelo Papa para viver.

Os últimos momentos de Papa Francisco

Ainda segundo o Vatican News, após a bênção e o passeio, o Papa "descansou à tarde e jantou tranquilamente".

Porém, por volta das 5h30 da manhã de segunda-feira (00h30 em Brasília), surgiram os primeiros sinais da doença. Ele entrou em coma pouco mais de uma hora depois.

"Ele não sofreu, tudo aconteceu rápido", contou uma das pessoas que estavam ao seu lado. A fonte ainda definiu os últimos instantes como "uma morte discreta, quase repentina".

Qual foi a causa da morte de Papa Francisco?

A morte do Papa Francisco foi confirmada pelo Vaticano e ocorreu na madrugada da última segunda-feira (21), devido a um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por insuficiência cardíaca irreversível.

O Pontífice, de 88 anos, havia sido internado no Hospital Agostino Gemelli em 17 de fevereiro com infecção polibacteriana nas vias respiratórias, sendo diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões dois dias depois.

Em 22 de fevereiro, a santidade sofreu uma crise respiratória asmática e precisou de oxigênio em altas doses e transfusão de sangue.

Recebeu alta no dia 23 de março, sendo transferido para continuar o tratamento na Casa Santa Marta.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade