Como o vilão do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ ajudou escola de samba a ganhar título
Ator Pascoal da Conceição tem imagem artística marcada por um personagem que apareceu em minisséries na Globo e outro adorado por crianças
A comissão de frente da escola de samba campeã do grupo especial do Carnaval de São Paulo, Mocidade Alegre, teve a participação do homenageado no enredo, Mário de Andrade.
Ou melhor, do ator Pascoal da Conceição, espécie de cover oficial do escritor, poeta e historiador que escreveu clássicos como ‘Pauliceia Desvairada’ e ‘Macunaíma’, além de ser um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, evento que tirou os artistas brasileiros da zona de conforto.
Pascoal já interpretou Mário na TV, no teatro, em documentário e até em uma escola pública ocupada por alunos em protesto contra mudanças na Educação de SP.
Em 2004, esteve na minissérie ‘Um Só no Coração’, da Globo. Dois anos depois, retomou o personagem real em participação na minissérie ‘JK’, na mesma emissora. ‘Mário de Andrade Desce aos Infernos’ foi a peça protagonizada por ele em 2021.
O biotipo parecido faz qualquer produtor de elenco pensar em Pascoal para viver o intelectual que morreu aos 51 anos em 1945 e se tornou postumamente um herói da cultura nacional.
Muito antes de representar Mário, Pascoal conheceu o sucesso na pele do Dr. Abobrinha, o vilão do programa infantil ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, da TV Cultura. Ficou na produção de 1994 a 1997. As muitas reprises o fizeram popular entre diferentes gerações de crianças.
O malvado atrapalhado tentava a todo custo tomar posse da propriedade do Dr. Vitor (Sergio Mamberti). Ao fim de cada plano frustrado, soltava seu bordão: “Um dia, este castelo será meu!”
No começo de 2023, o ator relembrou os bastidores da atração ao surgir no programa especial ‘Castelo Rá-Tim-Bum: o Reencontro’, disponível no YouTube, com a presença da maioria do elenco original.
Em entrevista a Danilo Gentili no ‘The Noite’, ele contou um episódio engraçado. “O rapaz veio de moto, encostou e disse ‘dá o celular, dá a carteira’. O artista apelou: “Eu sou o Dr. Abobrinha do Castelo Rá-Tim-Bum”. Surpreso, o assaltante pediu perdão, devolveu os pertences e disse à vítima famosa para “continuar a fazer a alegria das crianças”. Pascoal chorou de emoção.
Um de seus trabalhos mais recentes foi na série ‘O Rei da TV’, do streaming Star+, sobre a trajetória de Silvio Santos. Ele deu vida a um ex-patrão, o jornalista e empresário Roberto Marinho, fundador da TV Globo.